Carreira

Ξ 3 comentários

Recurso não, Profissional de TI por favor

publicado por Luiz Eduardo Improta

Fico chateado quando alguém  se refere a um colega de trabalho como “recurso” de TI.  Dói-me até a minha alma. Confesso que tenho vontade de dar uma resposta bem “mal criada”. Procurei exaustivamente uma definição em vários dicionários e não encontrei nada que chegue perto ou até mesmo lembre o profissional de TI. E peço se alguém achou, alguma, me passe o link, por favor.

O que está acontecendo hoje é que alguns profissionais tem um conceito errôneo referente a diferença entre profissional de TI e recurso. Vamos dar um enfoque maior na TI, pois é a nossa “praia”, mas isso acontece em muitas outras profissões.

Por incrível que pareça, os profissionais de TI estão tendo seu valor reconhecido no mercado. Para comprovar isso, vemos que há muitas vagas e falta pessoal qualificado. Com isso o mercado está mudando muito sua “cara” e nos colocando em evidência. Quero deixar bem claro, que estou falando do profissional de TI, aquele que busca atualização, que não espera a empresa pagar seus cursos, que lê e acima de tudo e vibra com o que faz, tem orgulho de ser da TI. O outro lado já conhecemos, são aqueles no sentido inverso do que citamos anteriormente e que naturalmente o mercado está expurgando e por isso há falta de profissionais qualificados. Provavelmente por causa destes, éramos tratados por alguns como “recursos”.

Para ter uma idéia da mudança de tendência de mercado com relação a TI, há algum tempo atrás as grandes e multinacionais tinham os melhores benefícios, inclusive salário,  e eram cobiçadas por todos. Sonho de consumo do profissional de TI. Agora as médias empresas estão “arregaçando suas mangas” e partindo para buscar estes profissionais oferecendo benefícios melhores, para crescerem. E pasmem muitos: são empresas nacionais, da “terrinha” do  Brasil e isto me dá muito orgulho.  Repare que digo que há uma tendência que estou vislumbrando, não que está acontecendo em 100% dos casos. Está começando e tenho certeza que está “onda” vai continuar a se fortalecendo a cada dia. Isto também é devido a situação econômica de nosso país, apesar da alta da inflação, têm trazido certo conforto as empresas para investirem mais em seus negócios.

Agora a oferta para obter o bom profissional está maior que a procura. Desde que as empresas cansaram de tomar prejuízos com mão-de-obra não qualificada e erros técnicos grosseiros, a exigência tem aumentado. Com isso a grande maioria realiza testes, provas para admissão visando se certificar que o profissional é qualificado e quando isso acontece vira um tipo de concurso em que somente os qualificados são selecionados. Bom para o profissional qualificado e ruim para os que ainda estão na era da informática. Muitas vezes estes testes são dispensados quando o profissional vem de outra empresa, está empregado e é indicado. Ressalto, que existem excelentes profissionais desta era, mas precisam de se reciclar, investir em si mesmos se almejam voltar a crescer na profissão. Estamos, nós profissionais de TI, em uma boa fase e temos que estar atentos para que ela não acabe. Afinal somos da TI.
E repitindo: não somos e nunca fomos “recursos de TI”. Somos profissionais de TI e exigimos respeito.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

3 Comments

  • Procurei exaustivamente uma definição em vários dicionários e não encontrei nada que chegue perto ou até mesmo lembre o profissional de TI. E peço se alguém achou, alguma, me passe o link, por favor.

    Ao inves de Recurso pode utilizar Talento.

    Tentei te passar mensagem pelo linkedin, mas não tinha seu e-mail para validar…

    Grande abraco,
    Luciano Bonifácio

  • Isso soa pejorativo, odeio esse termo quando se tratam de pessoas. Parece até que você é só um objeto.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes