Carreira

Ξ 3 comentários

Planejamento Individual de Carreira

publicado por Eduardo Marques

O mundo já não é o que era. Atualmente é dificil se imaginar carreira como somente encontrar um bom emprego e ir progredindo dentro da empresa até se alcancar o máximo possível dentro de seu quadro de competências. Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, com novas gerações e atravessando diculdades econômicas, carreira é algo bem mais volátil e cada vez mais personalizado.

Quando se fala em carreira se associa “carreira = caminho para o sucesso”, mas como trilhar esse caminho para o sucesso, e o que é o sucesso? O sucesso é algo subjectivo. Para alguns, sucesso é fama, é brilhar sob os holofotes; para outros é o reconhecimento de um trabalho bem feito; para outros ainda é ganhar bastante dinheiro. Independentemente de qual a sua definição de sucesso, ela é particular a você, então se pergunte: O que para si é ter sucesso?

Então, você sabe o que quer. Mas você tem que dar algo em troca. Você tem que saber o que as organizações querem. O que as organizações buscam no profissional? Elas buscam, principalmente competência! A competência é a soma dos conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional.

Você não pode mais esperar que as empresas façam o planejamento de sua carreira. Esse plano não dá mais certo. Você tem que planejar sua carreira para atingir o sucesso, fornecendo competência para as organizações para as quais trabalha. Para isso você tem que escolher o caminho que quer seguir. Pense, o que é necessário para atingir o sucesso que deseja e ao mesmo tempo ser competente? Como escolher o caminho certo?

Os melhores profissionais são os que gostam do seu trabalho. Então escolha uma área que você goste de trabalhar, seja pro-ativo e busque o desenvolvimento das aptidões necessárias. Verifique quais os requisitos para os seus objetivos. Se determinado cargo necessita de formação específica, conhecimento de idiomas e certificação, pense que você terá que aprender idioma, ir para a universidade, fazer curso e exame de certificação – mas não tente fazer tudo de uma vez só. Divida o seu “grande caminho” em pequenas etapas – e concretize-as!

Conhecimento não é tudo! É preciso atitude também! Conheço muitos profissionais que são “excelentes técnicos”, mas que não sobem na carreira porque só têm conhecimento técnico! Seja flexível, se adapte às necessidades da empresa e dos colegas de trabalho, tente entender um pouco mais do trabalho dos outros, seja prestativo e busque entregar mais valor ao que lhe solicitam.

Faça seu planejamento profissional tendo em conta estes valores. Não faça mais um curso de idiomas ou faculdade pensando em quanto você poderá pedir de aumento de salário – o aumento de ganho virá em competitividade e conhecimento, o que por sua vez lhe trará proveitos no futuro. Pense em cursos e conhecimento como investimento em si próprio, investimento em sua carreira.

Pense “onde você gostaria de estar amanhã e o que gostaria de estar fazendo”? E traça o curso do caminho que lhe levará até lá.

Boa sorte e bom planejamento!

Autor

Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

3 Comments

  • Muito bom o texto Eduardo!

    Realmente temos que descobrir o que queremos e buscar conhecimento para crescermos profissionalmente.

    Parabéns!

  • Parabéns Eduardo!

    Realmente para crescermos profissionalmente temos trilhar nosso caminho e criar metas em nossa vida, para podermos chegar no tão sonhado sucesso!

    Parabéns pelo Post!
    🙂

  • Obrigado Nicolas! Sucesso para você!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes