TI Corporativa

Ξ 3 comentários

Organize sua TI

publicado por Eduardo Marques

O desenvolvimento e crescimento das empresas, particularmente quando uma pequena empresa começa a crescer traz desafios para a área de TI.

A área de TI das pequenas empresas é muitas vezes menosprezada. Computador? O mais barato que tiver, pode ser segunda-mão ou trazido da casa do chefe, talvez quando o seu filho o trocou por outro que seja melhor para rodar os jogos do momento. Windows original? Isso existe?

Mas se esta empresa, que começou com uma TI desorganizada desse jeito, entretanto começou a evoluir e crescer ao ponto de ter um profissional de TI interno, não estará na hora de organizar a casa?

O problema é que muitas vezes o profissional de TI se vê no apuro, apagando incêndios e socorrendo todo o mundo, fazendo até tarefas que não seriam de sua competência, mas que como “domína o computador” acaba sendo a melhor pessoa para sua realização. A par disso a TI continua não sendo prioridade nessa empresa e o orçamento para TI é baixo ou inexistente.

Como organizar então a TI?

Começemos por etapas.

  1. Começe por verificar o estado e condições do equipamento informático. Verifique as estações de trabalho e servidores (se houver). É fundamental que os servidores contenham apenas aplicativos de servidor e não sejam acessados pelos funcionários (pode parecer incrível, mas em muitas pequenas empresas o servidor é tratado como se fosse outro computador qualquer). Tente otimizar os computadores (formatar o sistema operacional e reinstalar é interessante em muitos casos) se não for possível melhorar o hardware.
  2. Confirme se todo o computador tem antivirus e se ele está ativo. Faça uma listagem de todos os computadores com detalhes completos como por exemplo: memória instalada, hdd, tipo de sistema operacional, qual o service pack, se tem ou não antivirus/office/etc, qual o processador, se o software está licenciado ou é pirata, endereço IP (se for IP fixo) e qualquer outro dado que você ache relevante.
  3. Reveja como está o licenciamento dos produtos, principalmente sistema operacional e antivírus. Se tiver que efetuar licenciamento de produtos que se encontram irregulares faça uma planilha e planeje uma compra faseada. Dessa forma não irá apresentar um valor imenso para seu chefe e sim pequenas parcelas mensais, explique da importância do licenciamento e das penalidades legais do uso de software pirata.
  4. Começe a listar todas as tarefas do departamento de TI e sua periodicidade (isso irá ajudá-lo a não perder prazos e mais tarde na elaboração de manuais de procedimentos).
  5. Instale um software de controlo remoto nos computadores (por exemplo: VNC) ou ative a opção de Remote Desktop do sistema operacional. Isso permite que da sua mesa você controle o computador e possa efetuar tarefas de manutenção – agilizando seu atendimento.
  6. Pense em implementar um sistema de controle de atendimentos/chamados. Existem opções gratuítas open source que poderá usar. Isso lhe ajudará a não falhar os atendimentos e também a priorizar os chamados mais urgentes. Os relatórios podem servir para demonstrar o trabalho realizado – o que pode ajudar, por exemplo, na contratação de mais um profissional.
  7. Documente tudo o que puder. Isso irá ajudá-lo no futuro (isso incluí senhas de administrador e de manutenção). Tente elaborar um mapa da rede.
  8. Começe a obter informações sobre boas práticas em tecnologia da informação. Conheça o que é a ITIL – faça um curso se puder.
  9. Aplique o conhecimento obtido em 8. =)
  10. Elabore manuais de procedimentos operacionais.
  11. Entenda o que os outros departamentos estão fazendo e proponha formas e métodos para agilizar e melhorar o trabalho desses departamentos. Às vezes existe sobretrabalho que poderia facilmente ser evitado com a ajuda da TI. – Você sabe como melhorar isso, seus colegas muitas vezes não. (Apesar de não ser ligado diretamento ao depto. de TI, essa dica pode ajudar em muito seu depto).
  12. Utilize a metodologia PDCA – Planejar, Executar, Verificar, Atuar. Ou seja, faça o planejamento das atividades do departamento e dos passos listados acima, execute o seu planejamento, verifique a sua execução e o que pode ser melhorado e atue em cima dessa melhora. Quando terminar, comece o ciclo de novo.

Estas dicas são somente algumas ideias do que um profissional de TI em uma pequena empresa pode fazer para melhorar a estrutura e a organização do seu departamento. Não existe uma regra ou fórmula mágica e os passo acima não têm uma ordem especifica para ser seguida.

Espero que auxilie o seu trabalho!

Artigos Relacionados

Autor

Eduardo Marques, 14 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gerência de TI, Projetos, Infra-estrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. É articulista da TI Especialistas e mantém um blog de tecnologia em http://blog.emporio-web.com. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

3 Comments

  • Extremamente importante seguir estes passos para fazer do setor de TI, um sucesso na empresa onde se trabalha.

  • Excelente post. Obrigada Por compartilhar. Já irei começar a colocar em prática!

  • Excelentes dicas, tem 1 ano que estou aqui na empresa fazendo justamente isso. Fixo feliz que eu esteja no caminho certo.
    Só faltou falar um pouco sobre redução de custos e polticas, como por exemplo VOIP, trocar os monitores CRT se for i caso por LED argumentando os benefícios como a economia de energia e com relação a gestão montar e divulgar um política de segurança da informação.
    Obrigado por compartilhar suas experiências.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comentários Recentes