Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Cloud e Windows Azure

publicado por Fábio Botelho

O que é Cloud?

Cloud Service, Cloud Computing ou simplesmente Cloud, é a uma nova abordagem de computação que permite conectarmos infinitos dispositivos (PC, Smartphone, TVs, PDA, Tablets, Indivíduos e etc.) utilizando o poder da escalabilidade da internet como meio mantendo assim, os serviços de TI cada vez mais padronizados e disponíveis para todos e em qualquer lugar.

Os três tipos de Cloud

Muito se fala em IaaS, PaaS, SaaS na indústria de TI que são as denominações dadas as categorias de serviços oferecidos pela nuvem, vejamos:

IaaS – Infrastructure as a Service (Infra estrutura como Serviço) – é um conjuntos de requisitos de infra estrutura hospedado na nuvem que provem ao usuário final sistema operacional, disco, memória, conectividade de rede, segurança dentre outros e podem ser adquirido de acordo com a sua necessidade sem a obrigatoriedade de investimentos em infra estrutura local.

Microsoft Azure Virtual Machine Role, Amazon, Google, IBM, VMWare são exemplos de instancias de PaaS.

PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço) – é um conjunto de requisitos de plataforma hospedado na nuvem que provem uma estrutura de framework de desenvolvimento para desenvolvedores. PaaS provem serviços para desenvolvimento, testes, publicação, hospedagem e manutenção de aplicações.

Microsoft Azure, Salesforce.com, Force.com, GigaSpace são exemplos de instancias de PaaS.

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) – é um conjunto de software hospedado na nuvem que provem soluções para cliente finais acessarem as aplicações ao invés de adquirir inúmeras licenças e serviços.

Microsoft BPOS (Business Productivity Online Standard Suite), Office 365, Hotmail, Yahoo Mail, Google Docs são exemplos de instancias de SaaS. Abaixo representação gráfica deste tipo de cloud.

Para ambas as categorias a forma de pagamento do serviço é dado por utilização e/ou consumo. É muito importante frisar que os serviços acima, IaaS, PaaS e SaaS existem independentes um dos outros ou de combinações, por exemplo: SaaS não necessariamente precisa ser desenvolvido sobre a arquitetura do PaaS porem, PaaS em geral são disponibilizados em SaaS.

As camadas de Cloud

Podemos dizer que dentro dos tipos de Cloud visto acima temos duas camadas: a pública e a privada e uma intermediária ou hibrida, que determinará como será realizada as integração das infra estruturas.

Camada privada – esta camada é a camada que esta isolada de acessos externos, seja ele lógico ou físico. Em geral, lógico por virtualização e VPN e físico pelo Data Center.

Camada pública – esta camada é a camada compartilhada da cloud e que pode ser acessada por qualquer pessoal. O usuário é identificado por credenciais e pela identificação da infra estrutura. Em geral esta camada é separada somente logicamente.

Camada intermediária ou hibrida – esta camada é a camada que estabelecerá uma relação de confiança, acesso e regras entre as camadas privada e publica. Em geral muitas destas regras ficam alocadas na camada privada, a fim de ter um maior domínio e segurança de tudo que se trafega entre as camadas, por outro lado, na camada publica, é comum que se forneça status do ambiente como capacidade das infra e etc.

Windows Azure

O que é a plataforma Windows Azure

A plataforma Windows Azure é uma plataforma baseada em serviços na nuvem, cloud service, hospedada nos data center da própria Microsoft. A plataforma é suportada por um sistema operacional, que é o próprio Azure, e um framework de serviços para desenvolvedores que podem ser utilizados em aplicações a fim de obter o potencial da plataforma. Com a flexibilidade e interoperabilidade do ambiente, é possível simplesmente melhorar as aplicações existentes incluindo os recursos da nuvem, para manter a aplicação aderente a plataforma do Windows Azure e ou criar novas aplicações e executá-las na plataforma do Azure.

Arquitetura da plataforma Windows Azure

A plataforma do Windows Azure esta dividida em 4 grandes pilares. Cada pilar é responsável por uma ação dentro do ambiente. Estes pilares são independentes e podem ser contratados separadamente, porem combinado os pilares é possível se ter ganhos incríveis em escala, processamento, escalabilidade e custos.

Windows Azure – Ambiente Windows para rodar as aplicações e reter as informações em storage.

SQL Azure – Banco de dados relacional hospedado na nuvem e com arquitetura do SQL Server.

Windows Azure AppFabric – Infra estrutura de serviços baseado e hospedado na nuvem que fornece serviços para as aplicações.

Windows Azure Marketplace – É um mercado de dados disponível para usuários finais de desenvolvedores compartilhar, vender, comprar qualquer tipo de dado. Exemplo: Treinamento, Serviços, Aplicações.

Desenvolver aplicações para Windows Azure requer indicar onde serão hospedadas as aplicações fazendo assim sua aplicação ficar mais próxima do seu publico. Com isto, a Microsoft distribuiu seus Data Center em três continentes. São eles

America do Norte – Um ao norte do EUA outro ao sul.

Europa – Um ao norte da Europa outro ao oeste.

Ásia – Um ao leste da Ásia outro ao sudoeste.

Nada se fala sobre novos Data Center porem nada mal seria termos um também na America do Sul especificamente no Brasil. A Microsoft e seus mega Data Center de milhões de dólares, provem SLA de 99.9% uptime, suporte 24/7, segurança, privacidade dos dados além de possuir em seus mega Data Centers certificados ISO 27001:2005. Veja abaixo alguns links sobre o assunto:

Microsoft Data Center Chicago Container Bay

Microsoft Generation 4 Data Centers

E para fechar, veja na figura abaixo, um comparativo entre provedores de solução e os tipos de Cloud, forma de pagamento e muito mais.

Nosso próximo post detalharemos assuntos sobre aplicações (compute), storage (blob, table, queue, drive) e CDN ambos recursos do Windows Azure.

Até breve!


Referências

http://www.cloudtweaks.com/

http://www.microsoft.com/windowsazure/

http://www.globalfoundationservices.com/index.html

http://www.microsoft.com/showcase/en/us/default.aspx

Artigos Relacionados

Autor

Formado em Desenvolvimento de Software pela FIAP – Faculdade de Informatica Paulista e ex-professor desta mesma instituição lecionando o mesmo tema. Atuo na área de Tecnologia da Informação a mais de 10 anos e boa parte com arquitetura de desenvolvimento de software. Minha experiência profissional inclui empresas como gedas do Brasil, Volkswagen do Brasil e atualmente atuo na Atento Brasil, empresa do grupo Telefônica como Consultor de projetos. fabio.s.botelho@uol.com.br www.azurefeijaocomarroz.com.br Siga-me @fsbotelho

Fábio Botelho

Comentários

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Pesquisar:

Patrocínio

Publicidade

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática

Artigos mais lidos