Carreira

Ξ 1 comentário

Trabalho e Qualidade de Vida

publicado por Paulo Santos

Cumprimentos a todos!

Apesar do meu perfil técnico, publicarei também alguns textos de caráter humanos e reflexivos envolvendo a área de TI.

O ano de 2011 vem sendo bastante difícil, em razão de ter perdido pessoas muito próximas a mim, e todas na mesma faixa de idade, 35 anos. Normalmente, nossa rotina nos permite apenas pensar nas metas, budgets, defeitos que precisamos solucionar, projetos que precisamos finalizar, etc. Nas grandes cidades, temos ainda a agravante da superlotação: o trânsito para ir e para voltar do trabalho, o trânsito para a locomoção dentro da cidade (para quem trabalha em campo, como muitas vezes eu preciso), o transporte público em horários de pico, e por aí vai.

E quando paramos para pensar na ferramenta necessária para a realização de todas essas atividades: nós mesmos, o nosso corpo, a nossa saúde? Será que estamos separando o tempo necessário para cuidar de nós? Provavelmente não da maneira como deveríamos. Esse ano, além de tudo, tive também uma conjuntivite que me tirou do páreo por 10 dias. Atualmente trabalho como CLT, então basicamente, apresentei atestado médico e não tive problemas. Mas e a empresa? Significou 1/3 do mês sem um funcionário que muitas vezes é imprescindível para o funcionamento da companhia. E em relação a funcionários que trabalham como PJ (pessoa jurídica)? Será 1/3 a menos do salário mensal? Fiz todas essas citações apenas para afirmar o quanto é importante estarmos com a saúde física e mental em dia. Além das empresas que trabalhamos ou prestamos serviços precisarem da nossa mão de obra para poderem funcionar adequadamente, provavelmente temos pessoas que precisam de nós e do nosso trabalho para viverem suas vidas de maneira confortável (pais, filhos, etc).

A área de TI, por si só, nos proporciona elevados níveis de estresse, o que não é nada bom para a nossa saúde. Segundo o portal “HowStuffWorks”, embora o estresse seja um fenômeno puramente mental, ele pode ter alguns efeitos bastante sérios e reais na nossa saúde física. Ainda segundo o portal, seguem alguns deles:

-Pesquisas médicas sugerem que até 90% de todas as indisposições e doenças estão relacionadas ao estresse, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças;

-Existem provas mostrando que o estresse crônico pode baixar a imunidade e deixar as pessoas mais suscetíveis a infecções;

-Foi comprovado que o estresse contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas e pressão alta;

-Os dermatologistas descobriram que muitas condições da pele, como urticária e eczema, estão relacionadas ao estresse;

-Acredita-se que o estresse é uma causa comum de dores e problemas de saúde do dia-a-dia, como dor de cabeça, dor nas costas, dor de estômago, diarréia, insônia e perda do desejo sexual;

-O estresse também parece estimular o apetite e contribuir para o ganho de peso.

E a pior parte é que não tem muito jeito. Teremos dias bons e ruins no trabalho. Conforme citei, trabalhar com Tecnologia da Informação não é fácil. Acredito que o segredo é tentarmos inserir na nossa rotina atividades diárias e metas pessoais que nos proporcionem mais qualidade de vida. No meu caso, como não poderia deixar de ser, estava com sobrepeso, o colesterol alto (desde cinco anos atrás) e não tinha nenhuma atividade fora do trabalho que me proporcionasse qualquer benefício ou condições de relaxamento para tentar reverter o quadro de estresse e que já estava me deixando no time dos sedentários. Após a perda dessas pessoas queridas, com tão pouca idade, acordei para tudo isso, e posso dizer que já tomei atitudes para reverter esse quadro de controle do estresse e do sedentarismo.

Essas atividades nunca serão as mesmas para cada pessoa. Eu iniciei a prática da corrida, minha esposa diz que preferiria praticar natação, meu irmão prefere bicicleta, um grande amigo meu participa de trilhas com motos. Enfim, cada pessoa deve encontrar a sua aptidão. O ramo de TI realmente é e sempre será estressante. O que precisamos é de alguma válvula de escape, praticando atividades fora da rotina da empresa que nos proporcione prazer e saúde e por que não, que melhore também a nossa aparência, por exemplo, eliminando essa barriguinha que vejo aqui próxima ao teclado ;).

Mas é importante começarmos a prestar mais atenção na nossa saúde, já que sem ela, nenhum dos nossos sonhos, ambições e desejos se realizarão.

Apenas não se esqueçam de consultar profissionais especializados que nos auxiliem na busca desses nossos novos objetivos (professores de educação física, médicos, nutricionistas, etc.).

Segue o link do portal HSW – How Stuff Works, onde extraí alguns dados para elaboração desse texto:

http://saude.hsw.uol.com.br/como-funciona-o-stress.htm

ABRAÇOS A TODOS!!!

Autor

Formado em Engenharia Elétrica pela PUC-SP, com experiência de mais de 15 anos na área de operações e gerenciamento de projetos de redes de telecomunicações (voz e dados), com foco na implementação e gerenciamento de sistemas PABX, Telefonia IP e redes TCP/IP (LAN e WAN). Possui diversas certificações na área de redes e telecomunicações. Contatos Email: p.rsantos@ig.com.br Twitter: @prsan Linkedin: br.linkedin.com/in/prsan

Paulo Santos

Comentários

1 Comment

  • Olá,

    Sintam-se a vontade para divulgar o texto. Apenas não esqueçam de mencionar a fonte e o autor 😉

    Abçs

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes