Desenvolvimento

Ξ 1 comentário

Oracle Real Application Cluster 11g Release 2

publicado por Fabio Martins Pimenta

Overview

Desde 2005 tenho acompanhado a evolução da solução de Cluster da Oracle, um produto que surgiu a partir de outro, o Oracle Parallel Server (OPS), evoluindo então para Real Application Cluster (RAC), nas versões 9i, 10g, e agora o tão esperado 11g que já se consolida como Solução de ponta para Clusterização e Alta Disponibilidade.

Oracle Real Application Cluster 11g Release 2

Visão Geral, Novos Recursos e Melhores Práticas

Enquanto que demais fabricantes ainda insistem na obsoleta arquitetura Ativo-Passivo onde apenas um nó (Servidor) recebe as demandas e em caso de falha ocorre Switch/Failover, a solução RAC da Oracle tira proveito de 100% de todo o Hardware envolvido no Cluster, sejam 02, 03 ou “n” nós.

Além de utilizar Arquitetura Ativo-Ativo (100% de aproveitamento de Memória e Processamento de todos os Servidores envolvidos), o Oracle RAC possui o recurso de VIP (Virtual IP) onde o Endereço da Máquina migra para um servidor que esteja disponível no Cluster, tudo isso de forma transparente para as aplicações. Vale ressaltar que o recurso TAF (Transparent Application Failover) requer que a aplicação seja homologada para total funcionamento, e quando isso não é possível basta que a Aplicação ou Cliente refaça a conexão caindo dessa forma em um nó que esteja disponível.

No 11g esse mecanismo de VIP sofreu mudanças e agora encontra-se ainda mais auto-suficiente e robusto com a introdução do SCAN (Single Client Access Name). Agora não é mais necessário o Balanceamento ser feito no Cliente, ele ocorre no Servidor e, assim como o VIP, o SCAN Name migra conforme necessário.

Novos Recursos

[ASM]
O Automatic Storage Management (ASM) é uma feature do Oracle 11g que provê um Cluster File System (CFS) e gerenciamento de volumes sem custo adicional, aumentando a performance do Banco através de distribuição e balanceamento de dados através dos discos.

O 11g trouxe os seguintes novos recursos :

  • Escalabilidade e Performance : Bases Grandes (VLDB), Sincronização de Espelhamento (Mirror) mais rápidos e Rebalanceamento também melhorado.
  • Gerenciamento : Atributos de compatibilidade para Diskgroups e novos comandos para o utilitário ASMCMD que facilitam o dia-a-dia do DBA
  • Atualização de Patch : Agora é possível aplicar atualizações e correções de forma independente do Banco no ASM ganhando assim tempo e flexibilidade.

[Arquivos, Filesystem e Disco]

  • Suporte a Discos com Setor de 4k sem penalidade.
  • Novos comandos de aglutinação (desfragmentação) de tablespaces temporárias
  • Segurança extendida para LOB’s (Large Objects)

[Consultas, SQL e Performance]

  • Índices Invisíveis
  • Compartilhamento de Cursores melhorado

[Manutenção]

  • Redefinição Online permitindo a reorganização de tabelas e visões materializadas com menor impacto no Banco.
  • Notificação de Agendamento de Jobs (Scheduler) melhorados com o advento de jobs mais leves e File Watcher (maior controle)

Melhores Práticas

  1. Utilizar sempre Hardware Certificado
  2. Switch do Interconnect deve ser exclusivo, deve-se evitar VLAN (Redes Virtuais).
  3. Ter redundância em todos aspectos, incluindo NICs (Placas de Rede) e Switch
  4. Usar ASM para DATAFILE’s (Arquivos de Dados)
  5. Usar 02 Disk Groups no ASM exemplo : ASM_DADOS e ASM_REDO
  6. db_block_size de 8k
  7. Usar Hosts ao invés de DNS e não usar DHCP (IP Dinâmico)
  8. Abandonar o uso de SID’s mapeando todas as aplicações para SERVICE
  9. Priorizar Backup para disco e somente depois para Fita. Restore de disco geralmente é mais rápido.

[show_avatar email=fabio_pimenta@yahoo.com.br align=left]

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Autor

http://br.linkedin.com/in/fabiopimentabr Atuando em TI há 16 anos e como DBA Oracle há 10. MCP Junho, 2000 Microsoft Certified Professional Windows NT Server OCA Setembro, 2005 Oracle 9iAS Web Administrator Certified Associate OCP Agosto, 2010 Oracle Database 11g Administrator Certified Professional

Fabio Martins Pimenta

Comentários

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar:

Publicidade

Social Counters

Google Plus

RSS

   

Leia também

Facebook

Parceiro

LinkedIn

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática