Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Data Centers, Virtualização e Computação em Nuvem : Oracle & Sun

publicado por Fabio Martins Pimenta

Seja qual for o tamanho da sua Empresa, se seu negócio precisa estar online 24h/7d, hoje em dia não se tolera que os Servidores ou Dados críticos fiquem indisponíveis. Perda de receita, clientes insatisfeitos, multas e má publicidade terão um efeito negativo na reputação da Empresa.

Se por um lado, empresas como a Microsoft apostam em soluções para Nuvem oferecendo Produtividade (Office 365), Hospedagem e Desenvolvimento de Aplicativos (Windows Azure) e Nuvem Privada (Windows Server Hyper-V) por sua vez a Oracle aposta numa abordagem mais Robusta e Corporativa revolucionando o Conceito de Virtualização e de Cloud Computing.

Virtualização

Aproximadamente 01 década atrás, quando o conceito de Virtualização ainda estava sendo concebido, era comum em qualquer ambiente de TI a existência de Aplicações sofrendo de lentidão, wait, concorrência e locks enquanto que outras tinham recursos de sobra devido a um mal dimensionamento e planejamento.

É inevitável e inegável que o futuro da maioria das Infra-Estruturas de TI seja a Virtualização. Ainda assim há o questionamento se a Virtualização por si só é suficiente para se obter os resultados desejáveis tais como Performance, Compartilhamento e melhor aproveitamento de recursos, evitando-se o cenário fatídico que qualquer ambiente sem Virtualização sofre : Servidores Idle (ociosos) com CPU e Discos (I/O) subutilizados.

Para os que se perguntavam o que aconteceria com a compra da Sun pela Oracle segue a prole :

Oracle Exadata, Exalogic e SPARC Supercluster

Quais Benefícios a Oracle promete com o Oracle Sun Exadata 2.0 então?

  • Relação custo/benefício superior ;
  • Utilização mais econômica da capacidade e do espaço do Data Center ;
  • Menor esforço operacional graças à padronização da Arquitetura de TI.

As novas soluções Oracle Sun SPARC Supercluster e Exalogic compartilham juntamente com o Exadata as tecnologias de Infra-Estrutura da Arquitetura, disponibilizando-as para qualquer tipo de aplicação. O potencial destas tecnologias já foi comprovado por inúmeros teste de referência como, por exemplo, o novo recorde internacional do TPC-C, com 200% mais transações do que o anterior.

O Oracle Exalogic é otimizado para aplicações Java/Java EE (Enterprise Edition) mas suporta qualquer aplicação/plataforma incluindo COBOL, C, C++, Ruby ou Python usando o Oracle Tuxedo (Componente chave do Oracle Fusion Middleware).

Os produtos Oracle Sun SPARC Supercluster e Exalogic se sobressaem nos seguintes aspectos:

  • Infra-Estrutura de TI com uma performance excepcionalmente equilibrada, obtendo maior retorno de investimento em software e hardware
  • Arquitetura aberta e homogênea que reduz o esforço operacional e o tempo de implementação das aplicações
  • Mais indicados para nuvens privadas, dada a sua enorme versatilidade de reação às novas exigências do negócio
  • Máxima eficiência no armazenamento de dados atendendo de forma efetiva às demandas em vez de se limitar a simplesmente comprar mais discos
  • Capacidade de expansão e flexibilidade para satisfazer as exigências de ambientes extremamente dinâmicos como a computação em nuvem

Oracle Exalogic Elastic Cloud

O Oracle Exalogic Elastic Cloud é a primeira e única solução do mercado a combinar Cloud Hardware e Software provendo uma solução conhecida como “Cloud in a Box” (Nuvem na Caixa).

Segundo o CEO da Oracle Larry Ellison o Exalogic Elastic Cloud pode lidar com 1 milhão de requisições HTTP por segundo. Outro dado é que 02 Exalogic Elastic Cloud podem lidar com todo o tráfego gerado pelos 500 milhões de usuários do Facebook.

O Sistema usa a tecnologia InfiniBand para ligar seus componentes internos, possui 2.8 TB de memória RAM, 4 TB de cache de leitura e 960 GB de capacidade para armazenamento em SSD.

O Oracle Exalogic Elastic Cloud é oferecido com os Sistemas Operacionais Oracle Enterprise Linux e Solaris.

Glossário

Fonte : Produtos – Oracle Technology Network

Oracle Fusion Middleware é a família mais completa de middleware pré-integrado do mercado. Os produtos de middleware da Oracle adotam uma arquitetura hot-pluggable que proporciona maior flexibilidade e proteção para o investimento.

Oracle Tuxedo é a plataforma líder do setor para processamento de transações distribuídas. Ele fornece desempenho e escala de nível de mainframe em sistemas abertos e distribuídos para softwares escritos em C, C++ e COBOL, além de ser a principal plataforma para “re-hospedagem” de aplicações de mainframe em hardwares importantes.

[show_avatar email=fabio_pimenta@yahoo.com.br avatar_size=100]

Autor

http://br.linkedin.com/in/fabiopimentabr Atuando em TI há 16 anos e como DBA Oracle há 10. MCP Junho, 2000 Microsoft Certified Professional Windows NT Server OCA Setembro, 2005 Oracle 9iAS Web Administrator Certified Associate OCP Agosto, 2010 Oracle Database 11g Administrator Certified Professional

Fabio Martins Pimenta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes