Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Cloud Computing, um desafio para Pequenas e Médias Empresas

publicado por Bruno Arrial

O nível de adoção de tecnologias da informação nas pequenas e médias empresas em nosso país ainda é baixo. Em geral, é com o aprendizado desenvolvido ao longo da vida do empreendimento que os gestores de pequenas e médias empresas brasileiras passam a ter maior controle das finanças, recursos e processos do negócio. Com o crescimento da empresa, aparece concomitantemente a necessidade de uma gestão mais profissional do empreendimento, é nessa fase que as oportunidades para a implementação de ferramentas de TI são mais evidentes. Para as PMEs, o preço das tecnologias de informação de ponta sempre foi proibitivo, e é neste cenário que as ofertas de cloud computing são promissoras. Com a perspectiva de preços mais baixos e bom desempenho, computação em nuvem começa a entrar na pauta diária das pequenas e médias empresas.

O baixo nível de maturidade em TI das PMEs no Brasil torna o segmento um verdadeiro oceano azul para as tecnologias de cloud computing, ou seja, um mercado ainda muito pouco explorado. Nos países desenvolvidos a discussão sobre o tema computação em nuvem gira em torno da migração de sistemas e aplicações, aqui no Brasil a discussão deveria ser outra: Como fazer as PMEs perceberem o impacto que as ferramentas de TI podem causar na produtividade ? As PMEs estão prontas para utilizar os novos produtos baseados em computação em nuvem ?

Apesar do grande filão de oportunidades gerado pelas PMEs no país, os grandes fornecedores de tecnologia estão dando a devida atenção para o segmento ?

Muitos fornecedores e candidatos a fornecedores de cloud computing no país começam a dar sinais de como pretendem utilizar seus canais para que suas ofertas cheguem até as PMEs,  já existem no mercado muitas ofertas com preços atraentes mas com suporte e atendimento baseados em call center, ou baseadas em comunicação indireta através de email e portais da internet. Para um segmento que ainda está descobrindo como tirar o melhor proveito das ferramentas de TI, essa seria a forma de abordagem mais adequada ?

Sem sombra de dúvidas, os maiores candidatos a serem beneficiados com as novas ofertas de cloud computing são as pequenas e médias empresas, mas é preciso que os fornecedores de tecnologias no modelo de cloud computing conheçam melhor a rotina diária dos gestores e gerentes de TI das pequenas empresas para proverem tratamento e suporte adequado. Muitas são as dúvidas existentes nos responsáveis por tecnologia nas PMEs quanto ao uso, suporte e precificação das novas ofertas.

As ofertas atuais no modelo de cloud computing ainda possuem modelos de precificação e utilização bastante complexos, algo que nunca foi problema para as grandes empresas decifrar através dos bem treinados executivos de venda das grandes corporações multinacionais, com certeza os canais atuais de massificação de vendas, como call centers e quiosques, não estão prontos para dar um tratamento no mesmo nível para as PMEs, treinar esse canal será um grande desafio. Nesse cenário existe uma grande oportunidade para players nacionais e até mesmo regionais abocanharem boas fatias do mercado de computação em nuvem.

Explorando esse contexto, estamos realizando uma pesquisa com pequenas e médias empresas para entender como o modelo de computação em nuvem pode ser melhor aproveitado nesse segmento, apenas conhecendo em detalhes as principais dúvidas e atuais perspectivas dos gestores de TI será possível permitir as PMEs tirarem o máximo proveito das novas tecnologias.

Autor

É consultor de TI e Telecom de empresa multinacional de pesquisa de mercado e consultoria. Já trabalhou na área de inteligência da Microsoft e em projetos de consultoria para diversos fabricantes de software, infraestrutura de TI e telcos.

Bruno Arrial

Comentários

2 Comments

  • Boa Noite,

    Bruno,

    Bacana o texto que você escreveu, farei meu TCC previsto para entrega em 12/2012 o titulo que escolhi será “BPM, SAAS E CLOUD COMPUTING NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – PME”, o objetivo é pesquisar como as PMEs enxergam as oportunidades hoje oferecidas pelos cloud, saas entre muitos outros serviços oferecidos com um custo atraente e quem sabe ter oportunidade de conhecer algumas que já utilizam , seria maravilhoso pois poderia usar como case se permitirem , enfim , então estou a disposição para compartilhar o que encontrarei neste periodo de pesquisas , grande abraço…

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes