Carreira

Ξ 1 comentário

Choque entre Gerações

publicado por Alexander Pinheiro

Como gerir equipes que possuam diversas Gerações e Culturas distintas?  Se você ainda não vivenciou essa situação na prática, deve ter ideia da dificuldade, mas quem já viveu, tem exata noção dos problemas que podemos encontrar no dia a dia para concluir projetos simples com equipes nesse perfil.

“Imagine” um projeto onde os owners possuem posturas conservadoras e trabalharam “duro” para colocar sua companhia em uma situação privilegiada, e se veem com a necessidade de trocar o sistema “caseiro” por um ERP profissional para manterem a empresa alinhada com o mercado que evolui e se muta com frequência independente do segmento.

Os Gestores do projeto precisam ter muita habilidade em gestão de pessoas, que para alguns da área de TI é motivo de calafrios.

Um profissional da Geração Y pode escutar música com o fone de ouvido bluetooth do seu Iphone, enquanto realiza atividades profissionais  e “twitam” ao mesmo tempo.

Já outros profissionais no auge de seus 30 anos de experiência, tendem ter muito mais dificuldade em realizar atividades que fujam do convencional. Quando esses possuem o mesmo nível hierárquico já é um problema, imaginem se falarmos dos Owners do projeto.

Outra dificuldade desses profissionais mais conservadores é a utilização da variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente. Nesse cenário possuímos na equipe pessoas com habilidades distintas para solução de problemas, precisamos atribuir atividades de acordo com a habilidade de cada um, e não somente por especialidades.  Atividades dinâmicas, ou que requerem criatividade, aos mais jovens, atividades que dependem da experiência para tomada de decisões, aos mais conservadores. É papel do Gestor unir essas soluções em prol do projeto, demonstrando sempre o quanto é importante diversas gerações atuarem em conjunto na empresa.

Sempre que o Projeto for um sucesso, agradeça o esforço da equipe em conjunto, atribua os méritos à equipe e não a você.  Quando o objetivo não puder ser alcançado em uma determinada situação, assuma a responsabilidade. Pode parecer humildade demais para alguns, mas se você é um líder, sua equipe retrata seu perfil e visualiza em você alguém que possa “brigar por eles” defendê-los.

Alguns profissionais pensam que a atitude retratada pode não demonstrar o quanto se esforçou nas atividades do projeto aos seus superiores, estes estão em um nível de Gestão abaixo do Líder.  Não tenha dúvida, seus superiores saberão reconhecer seu mérito, mesmo tendo tal postura. O Líder tem poder de convencimento prático, baseado em ações, esse é o maior convencimento.

É importante não utilizar estratégias de confronto com profissionais mais conservadores que podem não entender algumas posturas dos mais novos. É necessário atribuir atividades que demandem experiência e mostrar os resultados práticos obtidos dos menos experientes.

Profissionais da Geração Y, que no segmento tecnológico, podem ter altos cargos, salários e serem extremamente necessários à empresa ou ao projeto. Quase sempre não possuem conceito de vínculos empregatícios, preferem muitas vezes ganhar menos, para terem um conforto maior no sentido de relacionamento profissional.

Esta Geração também possui uma sensibilidade maior quanto à forma de tratamento dos colegas e gestores. Vale um cuidado redobrado para não cometermos o erro do Assédio Moral.  Que além de repugnante, nada acrescentam a produtividade de sua equipe, e tenha certeza, o maior prejudicado com esse tipo de postura é você.  O simples fato de aumentar a voz em uma discussão profissional pode humilhar no entendimento de alguns, e por tanto já retrataria assédio moral, inclusive com jurisprudência sobre o assunto.

Este tema rende muita discussão, falamos sobre uma realidade genérica, sempre é preciso analisar cada situação, caso a caso, seguindo os conceitos citados, para só então tomar decisões diferenciadas sobre suas equipes. Tenha sempre como base metodologias de gerenciamento como ITIL, COBIT etc. Além do bom senso que deve ser utilizado sem moderação.

Empresas que vivem essa situação de gerações e culturas distintas em seu quadro funcional, são a cada dia mais comum, portanto a necessidade de nos especializarmos nessa situação é emergente e urgente para o bom desenvolvimento profissional.

As Gerações estão na cabeça de cada um, é possível ter 45 anos, pensar e ser dinâmico como os jovens em inicio de carreira, além de somar com sua experiência, esse é o caminho da Liderança.

Autor

Prof. Alexander Pinheiro (CEO - AQL Consultoria) (Diretor Linx Stone - Rio do Sul) Fundador AQL Consultoria, Diretor de Franquia Linx, Consultor em Gestão de Tecnologia da Informação, Inovação e Transformação Digital; inteligência Competitiva; Gestão de Pessoas; Gestão Empresarial; Direito Trabalhista Foi Diretor dos grupos cariocas Insight Soluções e 3W Soluções, foi Executivo de TIC e Marketing na Riomed Distribuição em Santa Catarina e atualmente dedica-se à Consultoria Empresarial AQL e Gestão da Franquia Linx Stone de Rio do Sul - SC. https://aqlconsultoria.com Contatos: @profalexanderpinheiro Linkedin: https://www.linkedin.com/in/azpinheiro/ Email: alexander@aqlconsultoria.com

Alexander Pinheiro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes