Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Qual é o seu budget?

publicado por Carlos Marcelo Lauretti

Esta é uma pergunta que não deveria influenciar a tomada de decisão de investimentos em TI. Os projetos devem ser implementados pela sua capacidade de gerar valor e não porque têm um orçamento. Criar valor significa que os benefícios proporcionados pelos investimentos são superiores aos recursos consumidos.

Ao abrir qualquer livro acadêmico de finanças corporativas, logo em seus primeiros capítulos se encontrarão os argumentos de que as decisões de investimento – onde alocar os recursos da empresa – são independentes das decisões de financiamento – onde obter recursos. Isto, porém, não significa que qualquer projeto que crie valor será executado, pois as empresas poderão ter seus recursos disponíveis para investimentos limitados tanto pelos acionistas quanto pelos credores. Isto significa, sim, que a decisão de aceitar os projetos de investimento deve preceder a condição de se há recursos para financiá-los, próprios ou de terceiros.

Não há sentido em ir em frente com um projeto de TI simplesmente porque há um orçamento para ele e nem, por outro lado, a falta de recursos ser colocada como um obstáculo intransponível. É muito comum, por exemplo,  as empresas renovarem sem necessidade todo seu parque de servidores simplesmente porque foram orçados no ano anterior. O contrário também é verdadeiro, algumas vezes não investem em novos servidores, embora absolutamente necessários, porque não foram orçados. Se a compra de servidores cria valor para as empresas, elas podem conseguir financiamento para a sua aquisição. Se não criam valor, não é porque há recursos disponíveis que devem ser adquiridos.

Muitos gestores acreditam que ter orçamento significa que há recursos próprios para o investimento. Acreditam também, equivocadamente, que financiamentos têm custo maior que o capital próprio. Nada mais falso. Os acionistas têm o risco do negócio, e por isso exigem um prêmio de risco, ao contrário das fontes de financiamento externas, que têm prioridade no recebimento de seus créditos. Por isso, projetos financiados somente com capital próprio devem oferecer maiores retornos. Se os projetos forem justificáveis economicamente, as fontes de financiamento estarão seguras que seus créditos serão recebidos e assim estarão propensas a financiá-los.

Cada projeto deve estar incluído em um planejamento global de investimentos. É importante que sejam planejados em conjunto já que o benefício vem da sinergia entre eles. Não há sentido em se efetuar investimentos sem que se pensem nas relações que há entre servidores, rede, estações e software. Muitas vezes, utiliza-se o budget para as estações e após serem instaladas percebe-se que há um gargalo na rede ou nos servidores.

O orçamento de TI deve ser elaborado como um todo e em sintonia com o planejamento estratégico da empresa, porém o planejamento tático de cada projeto individualmente deve ser feito independente do que foi orçado para ele. Se houver necessidade e se os recursos forem limitados, como normalmente o são, os recursos devem ser remanejados. Entretanto, primeiro se deve buscar financiamento para eles, tanto por meio de recursos dos acionistas como recorrer a fontes de financiamento externo.

Orçamentos de projetos, muitas vezes feitos a partir de estimativas grosseiras simplesmente para “fechar o orçamento”, com antecipação muitas vezes de anos, não devem servir de balizamento dos investimentos quando chegar a sua hora. Cumprir estes orçamentos é reconhecer que os projetos são conduzidos a partir de estimativas imprecisas e provavelmente incorretas.

A cada dia os projetos devem ser revistos e seus benefícios e custos reavaliados. Orçamentos devem ser orientadores e não elementos para tomada de decisões. Projetos devem ser aceitos não porque há um orçamento para eles e sim porque seus benefícios são maiores que seus custos.

Autor

Profissional com extensa experiência como gestor de TI em empresas de grande porte dos setores de engenharia civil e editorial. Possui doutorado em Administração de Empresas, especializações em Gestão de Informática e Gestão do Conhecimento. Professor e pesquisador de Finanças Corporativa. Consultor em projetos de investimento em TI e valuation de empresas. email: lauretti.tiesp@gmail.com site: www.wedb.net linkedin

Carlos Marcelo Lauretti

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes