Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Plágio nas Universidades, nas empresas e na política

publicado por Douglas Correa

A prática tem se tornado muito comum entre jovens do ensino fundamental e nível superior, Graduação que pagam por trabalhos valores que podem variar de R$ 600,00 a R$ 2.500,00.

plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obra audiovisual, etc.), contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma (fonte: Wikipédia).

Com correria do dia-a-dia, horários apertados trabalho e estudo, alunos recorrem a pessoas que fazem trabalhos acadêmicos que são maquiados. O advento da Internet veio para quebrar paradigmas, regras e métodos de pesquisa. Se antes um cidadão freqüentava uma biblioteca passava tardes inteiro debruçado em cima de livros e coletâneas de autores, literalmente pesquisando. Basta hoje entrar em sites de Pesquisas como Google, Wikipédia.

Retirar trecho de obras ou parte de texto sem divulgar nome do autor é considerado plágio. Caro amigo navegante isso é crime, mas dificilmente acaba em processo penal no Brasil, ainda não possuímos uma política bem definida sobre o assunto, somente alguns softwares que pesquisam na web. Na maioria das vezes medidas disciplinares como advertência verbal e expulsão são aplicadas em fundamental e nível superior de ensino no Brasil.

Alguns centros de ensino de São Paulo – SP, como Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Cruzeiro do Sul, Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FAAP e o SENAC SP operam nesta temática.

Os softwares de plagio estão disponíveis gratuitamente na internet não se engane sistemas elaborados, em geral pagos, analisam cada parágrafo do documento enviado pelo aluno e o compara com o conteúdo de bilhões de sites da internet e de algumas bibliotecas eletrônicas, elaborando um relatório com o índice de coincidências encontradas.

Cases:

1 – Juliana Oliveira (nome fictício) já terminou a faculdade, mas diz que em 2007 foi acusada de plagiar um trabalho de direito, e não teve como se defender. “Sempre tive as melhores notas da turma e de repente meu professor me acusou de plágio e fui reprovada, sem chance nenhuma de me defender, a única opção foi a de cursar no semestre seguinte à mesma matéria com ele.

2- Líbia: filho de Kadafi acusado de plágio no doutoramento

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/03/03/libia-filho-de-kadafi-acusado-de-plagio-no-doutoramento-366777.asp

(fonte: o globo)

Contrastes tecnológicos não mudam neste país. Ainda temos que trabalhar pontos falhos como este que se transformam em subterfúgios e incentivam atos ilícitos.

3- Apple acusada de plágio por empresa chinesa

Apple acusada de plágio por empresa chinesa

iPad – Apple acusada de plágio por empresa chinesa

Uma empresa chinesa está a acusar a Apple de plágio relativamente ao lançamento do iPad. De acordo com a Shenzhen Great Loong Brother, o tablet da Apple tem um design e funcionalidades semelhantes ao seu aparelho P88 Shenzhen Great Loong Brother defende que o iPad tem o mesmo design do seu P88

A informação é avançada pelo diário espanhol El Mundo, a quem o presidente da fabricante chinesa revelou que está a pensar processar a Apple, alegando que o iPad é igual ao P88, um tablet que começou a comercializar há cerca de meio ano. Para Wu Xiaolong o novo gadget apresentado por Steve Jobs anteontem replica o design e o suporte do P88.

O presidente da Shenzhen Great Loong Brother admitiu que «não podemos fazer muito nos EUA. Mas se a Apple traz o iPad para a China, não temos outro remédio senão denunciar, porque sem dúvida que irá afetar as nossas vendas.

O caso é de certa forma inédito, pois é mais comum surgirem na China aparelhos que são cópias mais baratas de dispositivos de grandes marcas.

Aqui é uma empresa chinesa que acusa uma multinacional de renome de copiar os seus produtos.

Segundo o El Mundo as principais diferenças entre o iPad e o P88 são o tamanho e o peso, menor no caso do tablet da Apple, o processador e a memória.

Além disso, o tablet chinês corre em Windows e tem um preço de 525 dólares, mais do que os 499 dólares que custa a versão mais básica do iPad.

«Fiquei surpreendido e muito chateado há dois dias quando vi as notícias de apresentação do iPad», contou Wu Xiaolong ao diário espanhol, realçando que «sem dúvida nenhuma é o nosso design. “Roubaram-no, porque apresentamos o nosso P88 a todo o mundo há seis meses no IFA».

Também o nome do tablet da Apple está a causar polêmica, pois a Fujitsu já veio a público revelar que tinha registrado o nome iPad em 2002.

Exemplo de ferramenta de monitoramento:

Safe Assign é uma das ferramentas mais usadas no mercado. Procure por ferramentas gratuitas também disponíveis na web.

 

Autor

Extracto Experiência Profissional 2010- Interalpha – Gerente de Contas Corporativas - Assistência Técnica Autorizada Apple e revenda especializada em toda a linha de Software e Hardware, com parcerias com as multinacionais HP, IBM, Adobe, Microsoft, entre outras grandes marcas. www.interalpha.com.br 2008-2010- Best - It - Gerente de Contas Corporativas ciclo de fechamento de oportunidades e novos negócios, contratos, vendas de hardware software e aumento de Pipe Line. Destaque para contas setor publico e privado. Verticais de Coreio,APO e BPIO Microsoft. www.best-it.com.br 2004-2008 – Microsoft Atento Negócios e Canais- Acelerar a adoção de tecnologias, Encurtar o ciclo de vendas, Levar oportunidades a parceiros, Apoio a investimentos de pré-vendas, Alinhamento de processos comerciais e de marketing com parceiros, Propiciar novas possibilidades de negócio e relacionamentos, Aumento do número de projetos, contas EPG e CAS(contas estratégicas). Ampliação do Pipeline de Serviços em 56% no ano fiscal de 2008 para os parceiros Microsoft AMU (Adoption Machine Unit). Engajamento de parceiros Gold. Gerenciamento de projetos – APIO/SCIO/BPIO. www.microsoft.com ● 2002/2005 – ( NET ) TV Cidade – Suporte Técnico NOC e Suporte Corporativo Projetos (Cabo Mais, Mega Rápido, Megazon e Ipervoz). www.tvcidade.com.br Vinculo - CLT ● 2002/2003 - UOL Função em Suporte Técnico Nível II, Corporativo e Físico. Vinculo - PJ

Douglas Correa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes