Desenvolvimento

Ξ 2 comentários

Melhor uso de sistemas web e internet

publicado por Ferreira Douglas Jr.

A idéia de Sistemas rodando em Plataforma Web, é uma tecnologia relativamente nova, e surgiu da necessidade de atender um maior número de usuários, com um menor custo de Hardware e mão de obra.

Os Sistemas Locais funcionam na máquina do usuário, fazendo consultas a um Banco de Dados, processando todas as informações obtidas, localmente, exigindo assim, uma maior robustez do equipamento do usuário.

Os Sistemas Web funcionam em um Servidor, onde é executado todo o processamento e consultas a Banco de Dados, a máquina do usuário, funciona apenas como um visualizador dos resultados obtidos a partir do Servidor.

Desta forma exige-se muito do Servidor onde o Sistema está instalado, e menos da máquina do usuário, outro ponto positivo é que não é necessário instalar nenhum software localmente, para usar o sistema a única exigência é que se tenha acesso a Internet, ou a Rede Interna.

Imaginemos o seguinte cenário:

A máquina local é um solicitante de informações que são visualizadas em sua tela, essas solicitações são enviadas para o Servidor que se encarrega de selecionar as informações necessárias, processá-las, e organizá-las de forma que elas possam ser entendidas pelo usuário, a solicitação é enviada pela Rede, e o resultado é enviado de volta por esta mesma rede.

Para ficar mais claro.

Imagine um Hiper Mercado de informações, onde tem tudo que você precisa, a cada vez que você necessita de uma informação você ordena que alguém, com um veículo, dirija-se pelas ruas até chegar ao Hiper Mercado, chegando lá, solicite a um atendente aquilo que você precisa, esse atendente vasculha todo o Estoque, encontra as informações, registra a saída dessas informações e as entrega , que novamente com o veículo, volta pelas mesmas ruas até chegar na sua casa e entrega para você.

Tecnologicamente, sua casa é sua máquina local; as ruas é a rede por onde os dados vão trafegar; o Hiper Mercado é o Servidor;  e o atendente é o Processamento do Servidor.

Agora imagine a seguinte situação:

Você precisa de informações, ordena isso a alguém que com um veículo segue as ruas até chegar ao Hiper Mercado, solicita ao atendente as informações, e enquanto ele procura as informações, você desiste e volta pelas ruas, sem avisar, o atendente fará todo seu trabalho para só no final perceber que você já desistiu de esperar, é isso que acontece no Servidor, quando você faz uma requisição pelo sistema e fecha o navegador, ou desliga a máquina, aquele “atendente”, não conseguirá atender outra pessoa, até que  tenha terminado de atender o que você solicitou, mesmo que você já tenha desistido de esperar.

Outra situação, é quando você precisa de informações, e manda alguém buscá-la no Hiper Mercado, pelo grande volume de informações que você solicitou ou pela desorganização do Hiper Mercado, ocorre a demora no retorno, e você solicita que outra pessoa faça o mesmo caminho para buscar as mesmas informações, e novamente haverá demora, e você solicita que mais alguém faça o mesmo caminho, para buscar as mesmas informações, agora além da demora do atendente em fornecer as informações para cada uma das suas solicitações, você também estará congestionando o caminho por onde essas informações irão passar, pois ao invés de um, você colocou três ou mais veículos para buscar essas informações, isso acontece quando você faz conexão no mesmo sistema, em várias janelas, tentando “agilizar” o seu trabalho, na verdade você além de estar “sobrecarregando”  o atendente do Hiper Mercado, você também está congestionando o caminho das informações aumentando o tráfego, é o mesmo sintoma das cidades, quanto mais veículo no trânsito, mais lento ele será.

Quando você aumenta sua velocidade de conexão à internet, é como se ao invés de um carro, você agora busca as informações com um caminhão, que consegue trazer mais informações de uma só vez.

Concluindo, a internet, pode ser mais útil, se for melhor utilizada, assim como os sistemas internos de uma empresa que funcionam em ambiente Web, acredito que os usuários deveriam ser instruídos sempre quanto ao melhor uso das tecnologias a eles oferecidas, no ambiente de trabalho, isso além de melhorar a produtividade, geraria menos gastos com ampliação de infra-estrutura e conseqüentemente economia para a organização.

Autor

20 anos de Experiência como desenvolvedor 7 anos desenvolvendo para ambiente Web Consultor de Tecnologias Web, Sharepoint e QlikView

Ferreira Douglas Jr.

Comentários

2 Comments

  • Muito bem colocado.
    Porém há mais algumas coisas e entre essas destaco duas mais importantes que são:
    – Quem sempre trabalhou com Sistemas Cliente-Servidor (CS) tem dificuldades em assimilar a intranet (WEB).
    Mesmo operando um micro em casa, acessando as rede sociais, esses usuários possuem muitas dificuldades que não são sanadas, mesmo com treinamento.

    – As interfaces são diferentes.
    O que se tem instantaneamente no CS, pode demorar no ambiente web.
    Como uma página inteira trafega na rede, tem de se pensar e planejar como serão as interfaces, para que a quantidade de bytes trafegados seja a menor possível.

    Em um ambiente Corporativo, deve-se analisar Quem terá acesso ao seu software. Quantos acessos simultâneos. Qual a velocidade de retorno. Sim por que você pode se deparar com links de 128Kb. Transmissão a 8 Mb retorno a 256Kb. Isso pode tornar o seu trabalho mais complicado.
    Tem de saber qual a política da empresa, com relação a:
    Tamanho máximo em Kb de uma página fechada.
    Se pode conter videos e de quantos Mb.
    Se pode trafegar com imagens.
    É bem mais complicado não!

    Cliente-Servidor não tem isso. Mas tem seu lado negativo também.

    Então lá vai a minha dica:
    Analise o contexto, obtenha todos os dados do cliente inclusive sua arquitetura (infra).
    Explique claramente ao cliente o que é WEB e o que é Cliente-Servidor. Prós e contras das duas tecnologias.

    Se for o caso misture as duas tecnologias ou você pode construir aplicações CS que rodam em batch na madrugada e use a web para demais funcionalidades.
    Isso irá depender de seu projeto.

    Se fugi do tema, mil perdões. Mas também trabalho com essas tecnologias e sinto na pele o que é.

    Um forte abraço

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes