Gerência de Projetos

Ξ 4 comentários

Gestão de Qualidade com qualidade em TI

publicado por Samuel Amorim Gonçalves

Qualidade ou Quality Assurance como algumas empresas gostam de falar ja existe há mais de 22 anos e somente agora esta explodindo no Brasil.

As empresas hoje querem que seus produtos vão para o Mercado para superar as necessidades de seus clientes  com um diferencial,  “Qualidade”.

Existem hoje alguns processos e normas como ITIL, ISO, Six Sigma , Cobit que ajudam as empresas a aplicarem processos de melhoria em sua Fabrica de Software. Porém, obter uma equipe voltada para qualidade não é facil, pois requer profissionais que tenham atenção, sejam focados,obtenham conhecimentos de processos e normas de qualidade, que analisem os erros, sejam parceiros dos desenvolvedores e que acima de tudo gostem  do que estão fazendo.

Para as empresas conseguirem montar uma equipe eficaz e que mostre resultados um Gestor de Qualidade  é necessario, porque é ele quem vai construir uma equipe  sólida e com segurança. É importante que este  Gestor  tenha uma qualificação profissional, um excelente relacionamento interpessoal , uma postura  adequada e poder de negociação com clientes, areas internas que impactam diretamente na sua area e que mostre acima de tudo qualidade para exercer suas funções.

As vezes o dificil não é conseguir ter um produto com qualidade, mas sim mantê-la. Por isto o Gestor de Qualidade tem que se esforçar por treinamentos para que sua equipe sempre esteja apta a mostrar resultados  positivos, alcançado metas, atingindo as expectativas da empresa sobre o produto, gerenciando e reduzindo riscos que mostram porque a sua area é importante para a empresa.

Algumas empresas de TI ainda não investem na sua area de qualidade e isto podemos ver no Mercado, empresas grandes perdendo credibilidade, lançando produtos que desagradam ao publico. Empresas também devem mostrar interesse na area de qualidade, capacitando seu Gestor e  dando estrutura e ambiente para que  a area mostre resultados positivos.

Realmente estar a frente da Area de qualidade não é uma tarefa das mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças ou algo totalmente impossivel de gerenciar, mas é necessário vontade, experiencia e dedicação para manter o nivel de excelência.

Abaixo, seguem algumas dicas para quem se interessar em  exercer a função de Gestor de  Qualidade:

– Criar estratégias;
– Gerenciar os riscos;
– Garantir a qualidade do produto sob os pontos de vista funcional e de performance;
– Garantir que bugs já encontrados e corrigidos não ressurjam (regressão);
– Garantir a correta aplicação das práticas de qualidade nos processos ;
– Documentação de Usuário;
– Garantir a resolução de não-conformidades descobertas por QA ou outras áreas;
– Reportar a qualidade do produto de forma objetiva e mensurável para todos os stakeholders.

Alem de algumas dicas citadas acima, o Gestor deve ter controle da equipe, motivando –a,  criando processos e atividades para cada profissional, mostrando conhecimento sobre os assuntos e vivência profissional  sobre as tarefas que sua equipe executa.

“Area de Qualidade requer qualidade para ser gerenciada”

Autor

11 anos de trabalho na area de TI sendo 6 anos dedicados inteiramente a area de Qualidade de software. Hoje moro e trabalho nos Estados Unidos com soluções para gerenciamento de produtos Microsoft como SQL Server e SharePoint. Trabalho na area de qualidade de software.

Samuel Amorim Gonçalves

Comentários

4 Comments

  • Bem posto Samuel
    Gostei sobretudo do ponto de que manter qualidade é tão ou mais importante que conquistá-la.

  • Samuel. Ótimo texto. Trabalho também na área de Qualidade e sei muito bem a importância de não só buscar a excelência, mas, sobretudo, não deixar que o setor/empresa se acomode com o patamar conseguido. Texto limpo e gostoso de ler. Parabéns.

  • Bom dia Samuel,
    Tudo bem?
    Qualidade de TI, Metodologias não é um assunto novo para mim, no entanto não sou nenhum expert. E estou em um desafio de implementar QA em uma empresa que ainda não tem, gostaria de alguma dicas, consigo enviar um e-mail diretamente a você?
    Obrigado

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes