Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

Como estão os reatores da sua empresa?

publicado por Ricardo Vidoto

Os reatores no Japão funcionavam há anos, e continuariam dessa maneira se não  houvesse uma tragédia natural que mudou o curso de sua operação normal.

Pudemos perceber que assim que o acidente no Japão ocorreu, alguns países se manifestaram, dizendo ao mundo que suas fontes de energia estavam seguras.

Ou seja, fizeram uma análise de riscos e chegaram a essa conclusão.

E o que podemos tirar como lição para o mundo corporativo?

Bom, podemos iniciar com perguntas simples:

Quantos “reatores” temos em nossas empresas?

Ou seja, será que conhecemos, em nossas operações ou projetos, quais os fatores externos que influenciam o pleno funcionamento de nossos equipamentos ou processos?

O que pode ocorrer se um “reator” parar?

Qual a tragédia e o impacto resultante?

Pois é, nessa hora entra a Gestão de Riscos.

Uma análise de riscos deve ser feita na concepção de um produto/serviço, porém, após a operação novos fatores externos são incorporados e com isso mais riscos aparecem e devem ser identificados.

Grandes problemas podem ser resolvidos com uma análise simples de identificação de riscos.

Vou citar algumas técnicas que são recomendadas pelo PMI®, que trata isso no capítulo 11 do PMBOK® em sua versão atual, e que podem ajudar bastante nesse processo.

  • Revisão de documentação
  • Brainstorm
  • Técnica Delphi
  • Entrevistas
  • Análise de causa raíz
  • Análise de pontos fortes e fracos (SWOT)
  • Diagrama de causa e efeito

Posterior a isso existem outras tarefas que precisam ser realizadas para uma completa Gestão de Riscos, porém, esse é o passo inicial.

Espero que com isso tenha contribuído para que vocês possam parar e refletir sobre esse assunto, que é de vital importância para a continuidade dos negócios.

Pensem nisso!

 

 

Autor

Ricardo Vidoto, possui mais de 15 anos na área de TI, atuando como Consultor e Gestor de Operações e Projetos. Possui formação em Sistemas de Informação, Pós em Gestão de TI pela Fiap e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos na FGV. Possui as certificações PMP, Microsoft MCSA+M+S e Microsoft MCSE E-mail: rvidoto@terra.com.br Linkedin: http://www.linkedin.com/in/ricardovidoto

Ricardo Vidoto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes