Muitas instituições consideram a Tecnologia da Informação como seu bem mais valioso, porém em muitos casos é o menos compreendido e valorizado. E as áreas a ela associadas são centros de custo, e seu real valor não é mensurado e avaliado de forma correta a mostrar ao negócio suas vantagens e benefícios reais.
Organizações bem-sucedidas reconhecem os benefícios da tecnologia da informação e a utiliza para direcionar os valores das partes interessadas no negócio.
Essas organizações também entendem e gerenciam os riscos associados, tais como as crescentes demandas regulatórias e a dependência crítica de muitos processos de negócios da TI.
A necessidade da avaliação do valor de TI, o gerenciamento dos riscos relacionados à TI e as crescentes necessidades de controle sobre as informações são agora entendidos como elementos-chave da governança corporativa.
Valor, risco e controle constituem a essência da governança de TI, sendo responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização, visando perfeito alinhamento da TI com o negócio fim.
Informação é o “sangue” que move essa máquina chamada empresa. Entender a função de cada área, de cada elemento do processo é fundamental para o sucesso. Tecnologia vem num contexto onde não é mais possível o processamento de dados e informações sem uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, auxiliando a alta gestão nos direcionamentos estratégicos que precisa desenvolver.
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