Carreira

Ξ 22 comentários

Mercado e o profissional de TI – Zona de Conforto… Cuidado!

publicado por Luiz Eduardo Improta

A IDC Brasil divulgou uma pesquisa que aponta um crescimento da nossa área de TI interna de quase o dobro que a média mundial. Isso é um alento para todos, pois demonstra não só que a nossa economia continua aquecida como também que as empresas estão sentindo que a TI faz a diferença no mercado.

Empresas com uma área de TI forte, saem na frente em concorrências e obtêm maior agilidade em seus processos. Com isso a TI está ocupando um lugar de maior destaque no planejamento estratégico das empresas.  Isto se traduz que a empregabilidade de todos, pelo menos por enquanto, está alta.  Mesmo com tudo isso, surge um fantasma que aparentemente se mostra inofensivo, mas pode se transformar em uma temida ameaça futura: a chamada “zona de conforto”.

Para quem ainda não foi apresentada a ela, podemos dizer que é traiçoeira, pois através de uma falsa tranqüilidade, te deixa descansado demais, a ponto de esquecer que o mundo roda e às vezes estamos em cima e por vezes abaixo. Também não tem preconceito, novatos e experientes, estão sujeitos a ela. O profissional de TI, como todos os demais profissionais, são elegíveis para ela. Emprego estável, bom salário, boa empresa, isso não pode deixar o profissional de TI ( vamos dar uma maior enfoque em nossa área )se acomodar. As situações mudam a cada dia e sem dar muito aviso.

O mercado é muito instável, as configurações econômicas mundiais se alteram da noite para o dia. Ontem mesmo, os países que estavam debaixo de regimes ditatoriais estavam calmos, porém vejam que tudo mudou da noite para o dia. Como é o caso do Egito, um dos principais exportadores de frango do Brasil, está com a iminência de uma guerra civil, logo as relações comerciais com o Brasil poderão sofrer e terão efeitos percebidos internamente não só na queda de vendas de carnes frango, mas também na de boi além de minério e açúcar, principalmente em São Paulo e Paraná. Isto poderá mexer em nosso bolso e conseqüentemente com todo o mercado, inclusive o nosso de “tabela”. Pois empresas destes produtos que possuem áreas de TI, podem demitir por causa de prejuízos oriundos deste fato. Diante disso, o profissional, deve estar sempre atualizado e preparado para as demandas de mercado, não se desculpar que a empresa não “paga” cursos  e por isso não vai se atualizar, pois o problema é da empresa e não dele. Pelo contrário: se a empresa te demitir ou falir por problemas de mercado, quem irá sofrer as conseqüências será o profissional e em um mercado tão competitivo como o nosso, a realocação será difícil.

Do analista ao gestor, a ordem é estar “antenado” as mudanças globais e de nossa área e deve estar sempre disposto a aprender e a matar um leão por dia. O mercado diz a música e cabe a nós dançar no ritmo certo. Não entre na “zona de conforto” pois ela pode acabar com você.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

22 Comments

  • Parabéns pelo artigo, bem simples e direto ao foco.

    • Muito Obrigado !! Continue me ajudando a melhorá-lo, sempre comentando.
      []s,

      Luiz Improta

  • Artigo totalmente espelhado na situação atual da área de TI.
    Excelente desenvolvimento da matéria e além de mostrar realidade que a maioria dos profissionais de TI vivem que é a renovação a cada dia e a autoreciclagem profissional para se manter em alta no mercado de trabalho de acordo com as tendências mundiais.
    Ótima redação.

    • Natan,

      Obrigado pela atenção. Continue lendo e comentando, preciso do apoio de todos para cada vez mais melhorar.

      []s,

      Luiz Improta

  • Muito bom Improta!!!

    • Obrigado Glória !!

  • Excelente dissertação sobre uma realidade não percebida por profissionais de todas as áreas! SIM!! aplica-se a qualquer ramo profissional, especialmente a este nosso mundo de TI onde ainda acreditamos ter algum poder sobre nossas escolhas.
    Parabéns ao Prof. Improta pela diversidade e didática.

    • Elias,

      Fico lisonjeado com seus comentários…vindo de você uma pessoa com alto senso de qualidade, realmente é muito gratificante. Agora para Prof. falta ainda um pouco !
      []s,

      Luiz Improta

  • Excelente artigo , relata o dia a dia vivido por profissionais de todas as areas, nos atualizando mantemos um crescimento continuo. Parabéns !!!

    • Eliane,

      Muito Obrigado pela atenção. Todos os comentários me fazem acreditar todo o esforço para mudar não é em vão. Muito Obrigado,

      Luiz

  • Isso aí, Improta. Muito boa sua dissertação. Continue nos presentiando com seus artigos.

    • Karen,

      Na verdade os leitores são a minha maior fonte de motivação. Voces me presenteam primeiro com atenção de ler o artigo.

      Obrigado,

      Luiz Improta

  • Excelente artigo e parabens pela iniciativa.
    Um forte abraço.

    Mario Abreu

    • Mario,

      Um elogio seu é uma grande alegria e a certeza que estou indo no caminho certo. Muito Obrigado,

      Luiz Improta

  • Improta suas colocações são muito boas! Concordo com você, pois o Mercado atualmente anda muito instável, e não podemos cair nessa zona de conforto, pois podemos ser “atropelados”.

    O importante é estarmos sempre atentos a todas as movimentações, pois como em um “efeito borboleta” as coisas tendem a mudar e apresentar reflexos, que podem nos cercar e inclusive nos atingir. Temos que estar sempre preparados. A atenção aos detalhes é fundamental para nossa vida e para qualquer profissional.

    Abraços

  • Excelente post. Parabens!!!

    Claudio
    http://www.vagasti.com

    • Obrigado Claudio !!

  • Grande Improta

    Parabéns pelas palavras, concordo plenamente.
    Confesso que me ajudou a refletir certas situações.

    Boa sorte meu camarada, parabéns pela iniciativa e vá em frente!!

    Abraçao

  • Meus parabéns . O artigo está brilhante e muito aplicado ao nosso dia-a-dia .

  • Parabens pelo artigo, trabalho com telecomunicações e sou produtor de uma TV local e estou desenvolvendo um trabalho sobre frameworks evidenciando o Cobit para o jovem profissional em TI, gostaria que o senhor se pudesse gravar um video pelo notebook, falando sobre a importancia dessa capacitação, se possivel entre em contato por e-mail
    Abraços Felipe Campinho

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes