Gerência de Projetos

Ξ 3 comentários

MBA em Gestão de Projetos ou certificação PMP? O que escolher

publicado por Vinicius Passos Silva

Muitos profissionais, geralmente os menos experientes ou em início de carreira no campo do gerenciamento de projetos ficam na dúvida entre optar por um curso de especialização (MBA/Pós graduação) ou obter a certificação PMP, título internacionalmente reconhecido que atesta que o profissional tem o domínio de conhecimento dos conceitos, processos e ferramentas de gerenciamento de projetos.
Minha resposta para esta questão é: Ter os dois !!! Mas isso deve ser cuidadosamente analisado e lavando-se em conta algumas variáveis importantes, como por exemplo, a situação atual e como se pretende estar profissionalmente no futuro.
É sempre bom lembrar que ambos os títulos requerem certa dose de planejamento, investimento de tempo, financeiro, e claro, um considerável esforço pessoal. Mas para responder logo de início tal questão, não há dúvidas que para os profissionais menos experientes em gestão de projetos um MBA seria o mais indicado primeiro, e obviamente a certificação PMP é algo que não se pode faltar no curriculum de um profissional mais experiente, mais senior, principalmente para aqueles que querem ter maior visibilidade para o mercado.

O MBA em Gestão de Projetos
Nos últimos anos tem havido uma grande procura e demanda por cursos de especialização em gerenciamento de projetos, na qual a maioria das instituições denominam como MBA enquanto algumas outras como pós graduação, mas na verdade ambos concedem o título de especialização.
Para se ter uma idéia do crescimento deste mercado, há alguns anos atrás eram bem restritas as instituições que ofereciam estes cursos. Um exemplo a ser citado foi em 2008, ano eu que cursei a então pós graduação em Gestão de Projeto (segundo as práticas do PMI) na UFF – Universidade Federal Fluminense. Nesta época, existiam basicamente cinco instituições no Rio de Janeiro que disponibilizavam estes cursos. E mesmo assim, haviam em algumas situações uma espera de semanas para que as instituições formassem as quantidades mínimas por turma para que o curso pudesse ser iniciado.
A realidade de hoje já é bem diferente. Atualmente no Brasil, as principais instituições de ensino já oferecem em seus portfólios os cursos de especialização em gerenciamento de projetos. Muitas delas inclusive possuem parcerias oficiais com o PMI (Project Management Institute) e utilizam como referencia base de seus conteúdos o guia PMBOK. Atualmente dezenas de turmas são formadas semestralmente por estas instituições que formar centenas de profissionais especializados em gerenciamento de projetos.
Hoje, a maioria dos cursos de especialização que conheço conseguem através de seus programas atender muitas necessidades que no passado não eram cumpridas pelos cursos básicos e rápidos existentes, onde a maioria tinha foco somente na parte teórica. Os cursos de MBA da atualidade, se preocupam com o foco no aprendizado prático que se distribui não só em conceitos teóricos, mas sim, também combinados com aplicações práticas, ou seja, é possível o uso efetivo dos conceitos, ferramentas e processos em Cases práticos e situações muito semelhantes aos desafios apresentados pelo mercado corporativo.
Um ponto muito importante a se destacar sobre a especialização é que o próprio mercado de trabalho já há algum tempo tem exigindo fortemente este título dos profissionais de gerenciamento de projetos. É muito comum encontrarmos ofertas de oportunidades para gerentes de projetos onde um dos pré-requisitos é o MBA em Gestão de Projetos.

A Certificação PMP
Quanto ao certificado PMP, nos dias de hoje, ainda é a principal certificação profissional no campo de gerenciamento de projetos no mundo, com centenas de milhares de profissionais que já obtiveram este título que teve seu momento de glória entre os anos de 2003 e 2007 onde certificação virou febre no mercado brasileiro, principalmente por organizações que demonstravam grande interesse por profissionais com este título, inclusive dispostas a pagar consideráveis salários e benefícios para quem possuía o certificado. Era muito comum que em anúncios de vagas para gerentes de projetos encontrássemos a frase “imprescindível a certificação PMP”, principalmente na área de Tecnologia da Informação, que até hoje é uma das áreas que mais demandam profissionais com a certificação.
Nos dias atuais, mesmo sendo questionado por muitos, a certificação PMP continua sim sendo um diferencial competitivo entre os profissionais da área, pois ela comprova que o profissional domina as boas práticas de gerenciamento de projetos e que tem experiência prática na área. Portanto, ter a certificação é um ponto importante, principalmente para os profissionais com mais experiência e que pretendem se consolidar na carreira de gerente de projetos.
Mas como mencionado no início, ter os dois títulos, tanto um MBA quanto o certificado PMP é um grande diferencial, pois, o profissional que conseguir agregar em seu curriculum a experiência, conhecimentos técnicos, fortes habilidades gerenciais e ser detentor de ambos (especialização e certificação) terá grandes possibilidades de destaque no mercado.

Autor

Vinícius Passos Silva é Graduado em Sistemas de Informação com Pós Graduação em Gestão de Projetos e MBA de Gestão em Tecnologia da Informação. Possui 21 anos de atuação no mercado de Tecnologia da Informação tendo atuado em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Vinicius Passos Silva

Comentários

3 Comments

  • Concordo quando você diz que alguém interessado em ser um gerente de fato deve fazer os dois. O que eu não concordo é que uma certificação PMP atesta que o profissional tem o domínio de conhecimento dos conceitos, processos e ferramentas de gerenciamento de projetos. Acredito que a gerência é muito mais que um conjunto de boas práticas para uma determinada área do conhecimento. Ser gerente é obter resultado através das pessoas, o que exige habilidades interpessoais e conhecimentos de administração geral.

  • Belo artigo, me esclareceu uma dúvida antiga.

    Tenho muita vontade de atuar com projetos, mas como ainda sou inciante, fico meio perdido com toda a informação que encontro pela web.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes