Carreira

Ξ 1 comentário

Há vagas? Apenas para especialistas!

publicado por Rodrigo de Castro Faria

O crescimento do mercado de tecnologia continua em expansão em 2011. A demanda por profissionais capacitados acompanha este crescimento e faz com que as empresas busquem cada vez mais profissionais especialistas.

Virou rotina encontrar matérias sobre este tema na TV, em jornais e revistas. Recentemente, li uma matéria muito interessante na revista Você S\A, onde a jornalista Anne Machado aborda o tema da falta de profissionais no segmento de TI. Segundo o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, o Sr. Luis Mário Luchetta, há uma defasagem de mais de 100.000 vagas no segmento.

Em contrapartida, se olharmos para dentro das universidades veremos que os cursos que mais crescem são os de tecnologia.

Onde está o Gap?

Lecionando por mais de cinco anos em cursos de graduação tecnológica constatei que a grande parte dos alunos entra nos cursos de tecnologia (Redes, SI, TI, entre outros) com a ilusão de que o diploma lhe trará o emprego dos sonhos! Perdi a conta de quantas vezes escutei dos alunos “Escolhi o curso de TI porque dá dinheiro!”

Os mais de 1500 alunos que assistiram às minhas aulas cansaram de escutar eu dizer: “a faculdade abre um leque de opções, cabe a você entender qual é a melhor oportunidade e especializar-se!”

Vamos pegar como exemplo a grade de um curso de Gerenciamento de Redes! Nos dois anos e meio de aula o aluno aprenderá: protocolos de comunicação, sistemas operacionais, aplicativos, protocolos de roteamento, segurança da informação, projetos, governança, entre outros (vide figura abaixo) .

Os diferenciais:

Certificação e Especialização

Sou graduado e certificado. Estou pronto?

Dependendo do nível de exigência da vaga sim, porém o mercado está cada vez mais exigente. Às vezes apenas uma certificação atende as exigências. Dessa forma, uma pós-graduação passou a ser um diferencial competitivo interessante.

Idiomas

Tecnologia não tem limites, quem trabalha com isso sabe que tudo é possível (se não é, será em breve) e dominar uma língua como o Inglês é primordial para o sucesso!

Experiência

Profissionais experientes que alinham seus conhecimentos práticos com os conhecimentos teóricos adquiridos na graduação e em cursos específicos são os mais disputados no mercado.

RH

Por não ser premissa deste fórum, prefiro não me aprofundar neste item, mas é importante deixar claro que não basta ser “especialista no assunto” e não saber trabalhar em equipe, não ter assiduidade e bom relacionamento interpessoal. Foi o tempo em que as empresas eram reféns de funcionários.

O mercado está saturado e cansou de apostar em profissionais  “genéricos” que sabem e conhecem tudo, torne-se um especialista e garanta sua vaga!

Autor

Rodrigo de Castro Faria Graduado em gerenciamento de redes pela Unicsul e MBA em tecnologia da informação e comunicação pela UniRadial. Experiência de mais de 12 anos no segmento de TI, atuou em empresas nacionais e multinacionais, sendo que nos últimos 4 anos atuou como coordenador e gerente de TI / Telecom em empresas de recuperação de credito e callcenter. Docente nos cursos de Redes de computadores e Sistemas da Informação da UniRadial. Coordenador da frente de TI / Telecom do instituto GEOC no período de 01/2010 a 09/2010. Linkedin: Rodrigo Faria Twitter: rodrigofariabr FaceBook: rodrigofariabr@yahoo.com.br

Rodrigo de Castro Faria

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes