Carreira

Ξ 9 comentários

Grande desafio da gestão hoje: Motivar as equipes

publicado por Luiz Eduardo Improta

Desculpem, mas mesmo sem entrar na área de RH, gostaria de falar um pouco do que eu acho o maior desafio da gestão hoje: motivar e manter uma atitude positiva, motivadora nas equipes. Quem nunca entrou em uma empresa e sentiu a equipe com uma motivação baixa, reclamando do trabalho, falando mal da gestão de baixo e alto nível. Isto parece até familiar não é mesmo? Mas na verdade, a equipe é reflexo da liderança, da capacidade do líder, do gestor em manter a equipe sendo sua parceira, de ter um compromisso mútuo de atingir metas. Muitas vezes isso não acontece porque o líder é simplesmente um gestor. Isso mesmo, liderança é um comportamento e não uma função. Existem pessoas que podem ser treinadas até a morte que nunca serão líderes, mas podem ser bons gestores.

Costumo dizer, apesar de muitos não concordarem, que o verdadeiro líder é “nato”, vem no DNA.  Pois ele desde pequeno inspira mais do que ensina, faz de seus atos seu memorial, isto é, serão coerentes com o que fala até morte e nunca se esquecerão dele. Como se diz por aí: “…uma palavra pode convencer, mas um exemplo arrasta multidões…”. Face a isso, algumas empresas preferem não criar mecanismos que identifiquem esses líderes, para que possam beneficiar alguns que são líderes políticos, impostos e com isso transformam, em muitas vezes, um excelente técnico em um péssimo gestor, sendo rejeitado rapidamente pela equipe, mas tolerado devido a sua função. Mas quando as empresas fazem certo, colhem rapidamente os resultados.

A atitude do gestor, em especial em momentos de crises ou quando as coisas vão mal, demonstram claramente a reação da equipe na mesma situação (mas toda regra existe sua exceção ). Se o gestor for decidido, parceiro, os membros da equipe se sentirão seguros e com certeza tomarão as decisões certas. Do contrário será um caos e depois o grande gestor culpará toda a equipe se eximindo de qualquer culpa, desmotivando totalmente a equipe. Hoje posso dizer sem medo de errar que a motivação de uma equipe, não está somente na satisfação financeira (ajuda muito, mas não é só isso), mas na cumplicidade do gestor, do estar junto, de ouvir, de orientar, de repreender na hora certa. Arriscaria, sem medo de errar, que o gestor tem 65% de responsabilidade na motivação de sua equipe, os outros 35% cabe a empresa. 

O que me deixa alegre é que algumas empresas estão, ainda que tarde, aprendendo estas lições, pois tiraram proveito de seus erros passados e isso, em especial na área de TI é um grande avanço, pois crises e problemas (falando apenas do lado técnico), com certeza é o que mais temos e as equipes precisam sentir que tanto ela quanto o gestor, estão no mesmo barco. Quem nunca sentiu, em um momento difícil, que o gestor, que o seu líder “imposto” está no outro barco e que se o barco afundar, coitado de você? E também ao contrário, quando em um grande problema, seu Gestor assume sua liderança, dando tranqüilidade e respaldo em toda a situação e que mesmo em um erro esporádico, está ao seu lado. Isso motiva toda a equipe.

A gestão é uma arte e que a chave do sucesso está na motivação. A última mensagem:  o líder nato tem a obrigação de transmitir o que sabe e aprender cada vez mais e o líder imposto ( por diversos motivos que não abordarei), tem a obrigação de aprender e transmitir cada vez mais.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

9 Comments

  • Sr. Luiz Eduardo Improta,
    Gostei muito do assunto abordado e o seu artigo está de um excelênte nível, claro e objetivo.
    Sou da área de Oil & Gas, e o fedback em minha equipe tem sido essencial para o nosso sucesso.
    Espero ver novos artigos seus deste mesmo nível, bem objetivo

    • Leonardo,

      Muito Obrigado. Fico feliz em ajudar todas as áreas. Continue lendo os artigos, existem assuntos muito interessantes que abordarei em breve.

      []s,

      Luiz Improta

  • Luiz,
    parabéns pelo artigo. Concordo plenamente com você. Fico muito feliz em saber que não estou só, que meus pensamentos são os de muitos. Postei um artigo sobre o mesmo tema também algum tempo atrás e disse em outras palavras o que você disse no seu.

    http://www.tiespecialistas.com.br/2010/11/lider-feito-e-lider-nato-a-equipe-percebe-a-diferenca/

    Abraços,
    Alexandre.

    • Alexandre,

      Semore defendi este tese. Veja bem, não é vergonha o gestor não ser líder, ele pode fazer a gestão, mas terá muito mais dificuldade em manter a equipe em suas mãos, motivada do que o lider nato. Sabemos que encontrar um líder nato, não é fácil e se as empresas fossem esperar até encontrar um, seria até tema de piada, mas elas precisam se conscientizar deste tema e criar mecanismos, como disse no artigo de aproveitar os verdadeiros líderes, pois eles também acabam sendo foradores de opinião e sabemos que pode ser bom e ruim para empresa.

      Bom, vou acabar escrevendo mais do que um simples agradecimento e te enfadar.

      []s,

      Luiz Improta

  • Ótimo texto.

    Parabéns Luiz! É sempre bom ler textos como esses e encher o tanque com o combustível da motivação.

  • Parabéns pelo artigo, Luiz!
    É sempre interessante lembrar que podemos encontrar líderes em outros ambientes/atividades além do corporativo. Isto nos faz pensar em quanto a “atuação” do líder é mais ampla que a de um gestor.
    Abraços,
    Tatiana

  • Sr. Luiz Eduardo

    Parabéns pelo artigo, achei de otima colocação, define perfeitamente o mercado que vemos hoje, se me permiti apenas complemento com uma frase “ser lider é como ser uma dama, se você precisa dizer que é, você não é”.

    • Excelente colocação Weder !! Muito obrigado pelo seu comentário !
      []s,

      Luiz Improta

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes