Carreira

Ξ 4 comentários

Como ser um melhor Gestor

publicado por Vinicius Passos Silva

Amigos, em minha modesta vida profissional, traçada em empresas familiares, pequenas, médias, grandes, nacionais e multinacionais conseguir elencar 10 dicas que no meu entender poderá transforma-lo em um melhor gestor.

Minha principal dica é: Escolha uma e aplique hoje, selecione outra para amanhã e assim consecutivamente. Em 2 semanas você será um melhor gestor.

      1. Selecione os melhores:

        Como gestor, você deve ser tão bom quanto os integrantes do seu time. Ofereça a si mesmo melhores chances de alcançar sucesso selecionando os melhores, sempre.

      2. Seja um incentivador:

        Nós humanos fazemos coisas porque queremos. Algumas vezes fazemos coisas porque as consequências de não fazer algo são desagradáveis. Entretanto, a maior parte do tempo queremos fazer coisas por aquilo que conquistamos através delas.
        Não é diferente no trabalho, as pessoas fazem um bom trabalho pelo salário, pelo prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um mau trabalho porque querem moleza (e ainda assim receber no final do mes). Trabalham duro porque querem impressionar alguém ou querem promoção… e por aí vai. Portanto, para melhor motivar a sua equipe, descubra o que querem e como você pode lhes oferecer isso por fazerem o que quer que eles façam.

      3. Desenvolva o Espírito de Equipe:

        Não é o suficiente que as pessoas estejam motivadas para alcançar sucesso no trabalho. Elas precisam trabalhar em equipe para atingir os objetivos desejados. Afinal de contas, se queremos apenas que cada um faça o que tem que ser feito, não precisamos de você como gestor para transformá-los num time de alta-performance, certo?
        Lembrem-se: Equipe ou Time é totalmente diferente de grupo. O trabalho deve ser sempre em equipe e nunca em grupo.

      4. Seja um líder, não apenas um gerente:

        Você montou o melhor time possível a partir das melhores pessoas disponíveis. Você os motivou a dar o melhor que cada um pode dar. O que falta? Incentivar um time de nada vale a não ser que você proporcione direção, a não ser que você transforme essa motivação numa meta a ser conquistada e lidere a equipe em direção à mesma. É a habilidade de liderar os demais que realmente separa um gestor de seus pares. E não se esqueça que líderes são encontrados em todos os níveis da organização, portanto seja um deles, esteja aonde estiver.

      5. Melhore como comunicador:

        Comunicação pode ser o diferencial mais importante de um gestor. Afinal de contas todas as demais habilidades dependem dela. Você não pode ser um líder se não consegue comunicar sua visão. Nem pode motivar pessoas se elas não entendem o que você quer. Habilidades de comunicação podem ser aprimoradas através da prática. Sempre se comunique com sua equipe de maneira transparente e honesta.

      6. Seja melhor na gestão de recursos:

        Para permancer num negócio, a empresa precisa dar resultados. Isso significa trazer dinheiro para dentro e significa gastar menos do que você traz. Dependendo de sua função na companhia, você pode ter mais influência numa área ou na outra, mas é fundamental que entenda ambos significados. Você pode ajudar a sua organização, os seus funcionários e a si mesmo melhorando as suas habilidades em gerir os recursos da empresa.

        Não se sinta desconfortável com números ou pelo fato de se tratar de matemática (arghhh!). Comece a aprender mais sobre gestão financeira, orçamento planejado e realizado etc…

      7. Seja melhor na administração de tempo:

        A única coisa que no trabalho você possivelmente terá menos do que dinheiro é tempo. Quanto melhor você ficar na gestão de tempo, o seu e o dos outros, mais efetivo você será como gestor.

      8. Aprimore-se:

        Não permita que o intenso foco sobre sua equipe faça você esquecer de si próprio. Identifique as áreas nas quais você tem oportunidades e aprimore-as. O simples fato de você estar lendo este post mostra que você entendeu o conceito. Você precisa agora colocá-lo em prática.

      9. Aplique ética na gestão:

        Escândalos do tipo Enron internalizaram definitivamente a questão do quanto é importante a ética no mundo corporativo e infelizmente essa não é a realidade de muitos gestores. A cultura de nosso país influencia negativamente muito esse processo. Faça a diferença na ética e honestidade.

      10. Dê um tempo:

        Você será um gestor menos efetivo se estiver estressado. Você fica menos tolerante. Fala rispidamente com os demais. Ninguém quer ficar perto de você. Ora, dê um tempo. Se dê uma chance de relaxar e recarregar as baterias. Ao retornar sua produtividade mais alta vai mais do que compensar o tempo que utilizou para essa escapadela. Faça alguma coisa que lhe proporcione prazer ou descanse em alguma bela praia.

 

No final das contas…

Gestão é uma habilidade que pode ser aprendida. Você pode melhorar como executivo dedicando-se todo dia a ser melhor. Marque o portal TI Especialistas como uma de suas páginas favoritas e volte todos os dias durante as proximas 2 semanas. Se selecionar um tema cada dia e trabalhar para aprimorar-se nesta área, você será um gestor melhor antes mesmo de se dar conta disso. E os outros também vão perceber. E, se quiser ir mesmo a fundo, pense seriamente na possibilidade de contratar um coach executivo.

Autor

Vinícius Passos Silva é Graduado em Sistemas de Informação com Pós Graduação em Gestão de Projetos e MBA de Gestão em Tecnologia da Informação. Possui 21 anos de atuação no mercado de Tecnologia da Informação tendo atuado em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Vinicius Passos Silva

Comentários

4 Comments

  • Excelente artigo.
    Essas dicas servirão de base para muitos gestores em início de carreira.
    Parabéns

    • Excelente artigo !

      Quando o gestor pratica a gestão, tanto a equipe como o próprio gestor multiplicam seus resultados.

  • Belo texto, parabéns!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes