Tecnologia Social

Ξ 3 comentários

TI Verde e a realidade

publicado por Alex Silva

Podemos definir Ti Verde como, a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.

Pois bem, é muito comum ouvirmos falar neste assunto ainda mais nos dias atuais com a onda do aquecimento global, derretimento da calota polar, tsunamis, terremotos, furacões entre outros adventos da chamada “revolta da natureza”. A Ti verde surgue como uma opção de colaboração com o meio ambiente, agindo de uma forma mais consciente.

Nosso planeta se encontra em colapso por puro descaso da humanidade, que agora sente as consequências destes muitos anos de destruição em nome do “desenvolvimento econômico”, que também veio as custas de tantas outras coisas, mas que não vem ao caso por não ser este o foco deste artigo, o foco é, até quando vamos nos autodestruir? ou até que ponto isto vale a pena?

Somos profissionais de Ti, talvez alguns como eu, tenham vindo de uma geração onde o Windows ainda não existia e a internet era um sonho distante. Hoje vemos como evoluimos e mais, a rapidez com que caminhamos para o futuro é algo impressionante, costumo dizer que o tema abordado pelo filme Wall-e, seria um alerta do que a humanidade pode se tornar.

Temos em nossas mãos a oportunidade de fazermos de Ti uma arma na luta pela Natureza, que seria agir com projetos que valorizem a sustentabilidade, que as vezes para nós parece ser insignificante, mas que num contexto geral pode ajudar e muito na preservação dos recursos naturais.

Penso nos meus filhos, olho para eles e me pergunto que mundo deixarei para eles?, e em contra partida também me questiono que filhos deixarei para este mundo?  filhos que desrespeitam a natureza e o ambiente em que vivem? minha resposta é não, definitivamente quero deixar filhos saudáveis que respeitem as pessoas e a natureza.

Mas o que isso tem a ver com TI? bom, acredito é que possível desenvolver programas pedagógicos onde desde pequeno as crianças aprendam a economizar energia, água e a contribuir com uma natureza mais feliz, e assim teremos futuros profissionais de TI comprometidos com o meio ambiente, pessoas que se preocupam com o todo e não apenas com o “crescimento global”.

Podemos também adotar práticas simples, além das que já são anunciadas como práticas sustentáveis. Por exemplo, podemos desenvolver procedimentos que utilizem o mínimo possível de papel, ao invés de se criar formulários para a solicitação de novos usuários, podemos nos utilizar de um formulário eletrônico através da intranet, ou então por email. Isto é um exemplo simples, mas que pode indicar possíveis caminhos.

É preciso esclarecer que definitivamente NÃO sou contra o crescimento econômico, nem contra o capitalismo, só acredito que é possível crescer sem agredir a natureza, que é possível viver bem sem agir mal, Ti verde deve ser o começo de uma nova era para profissionais de TI. Ti verde tem a ver com o lado social da vida.

Ti verde é uma solução apresentada, visando envolver o setor tecnológico tão crescente nos últimos anos, na preservação do meio ambiente, através da sustentabilidade, porém a realidade ainda está aquém do que se espera, pois encontramos empresas que só se importam com produtividade não fazendo caso dos danos que podem causar. Espero que em breve Ti verde seja uma realidade, muito mais que uma utopia.

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

3 Comments

  • Muuito bem, Alex! Adorei o post.
    Também me questiono quanto ao mundo que deixarei para meus filhos e que filhos deixarei para o mundo… Espero estar fazendo tudo certinho 🙂
    Trabalho com direito de TI a pouco tempo. Aliada ao meu marido, que trabalha com direito ambiental, seu post foi perfeito para nossas pesquisas e formação de networking.
    Estou em Recife/PE e à disposição.

    Abraço,

    Paloma Mendes

    • Olá Paloma,

      Primeiramente muito obrigado por suas palavras, e fico muito feliz por ter contribuído com suas pesquisas.
      Desejo a você e seu marido sucesso nesta empreitada.
      Também me coloco a disposição para o que precisar.

      Abraços,
      Alex Silva

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes