Carreira

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O networking como diferencial competitivo

publicado por Rafael Meneses

O conceito de network vem sendo muito discutido nos últimos 10 anos dentro do mercado de trabalho. Porém, nota-se uma diversificação muito grande no entendimento e definições do conceito. Na realidade, a importância da construção de uma “rede de trabalho” qualificada (e saber transformá-la em resultados, números para o negócio) se dá nos mais diferentes mercados e hierarquias dentro das organizações. Como construir uma rede diferenciada? Esta é a grande questão.
A verdade é que muito antes de iniciar a carreira dentro de uma empresa, é interessante que o profissional já tenha construído uma rede interessante. Quem busca um profissional no mercado para preencher uma posição importante dentro de uma estrutura organizacional, independente da área, avalia isto. Ter uma rede de relacionamento profissional rica e saber usá-la para o bem de seu negócio, nos tempos atuais, passou a ser uma imposição do mercado. Hoje estão em evidência os profissionais que, a partir dos projetos realizados ao longo da carreira, tenham construído um network que favoreça a realização de novos negócios para o business atual.

E se esta rede não for qualificada? O que fazer para aparecer para o mercado? A resposta é simples. Se o profissional apresentar características ou competências que facilitem o desenvolvimento de uma rede forte (como comunicação forte, capacidade de negociação, interesse constante no que acontece no mercado, etc), este candidato certamente não será descartado pelas empresas, mas tem que correr atrás. Feiras, Congressos, salas de MBA´s, Mestrados, ferramentas de network virtual são excelentes opções de desenvolvimento de rede, mas temos uma outra opção que é imbatível: os resultados do profissional no dia-a-dia e a forma como ele se relaciona dentro da sua própria empresa. Não deve se olhar somente para fora; olhar para dentro é um excelente caminho. Quem nunca recebeu uma ligação de um headhunter dizendo ter boas referências profissionais suas? A fonte de informação para este caçador de talentos pode ter sentado na mesma mesa de reunião que você 10 minutos antes. Isto é real e ocorre todos os dias.

Muitos profissionais ainda confundem network com quantidade de conexões no Linkedin ou número de executivos com quem já trocou cartões de visita. Na realidade, no seu network podem estar profissionais que jamais chegaram perto de você. Sua atitude e resultados ampliam sua rede naturalmente, pois o mercado se comunica.

Atualmente, a facilidade imposta pela modernidade dos meios de comunicação favorece o contato imediato, sem fronteiras com qualquer executivo nos quatro cantos do mundo corporativo. Mas os meios são apenas ferramentas, e não a condição de sucesso. A posição de um networker de valor é conquistada através da habilidade de relacionamento demonstrada ao longo tempo. Se possível fosse entregar cartões de visitas com o background de carreira descrito e atual visibilidade que se tem no mercado, o trabalho de desenvolvimento de uma rede de qualidade seria menos difícil. Enquanto temos business cards “apenas” com nomes, posições, telefones, emails e endereços, o maior desafio é fazer com que seu alvo conheça suas conquistas e relevância atual no mercado através do próprio mercado. O networking é um processo que se dá ao longo do tempo. Planta-se e colhe-se, o tempo todo.

Autor

Rafael Meneses é sócio e fundador do d´hire, primeiro marketplace de executive search do Brasil a apostar na expertise e processo colaborativo entre headhunters Fundada em 2016, o d’hire é o primeiro marketplace de executive search do Brasil. De forma 100% online, a plataforma conecta empresas que possuem posições abertas à headhunters especializados no mercado de atuação de quem precisa contratar, minimizando o tempo de espera e aumentando a assertividade dos candidatos ideais para a vaga.

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