Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Nova geração de Data Center impulsiona negócios

publicado por Adriano Filadoro

Atualmente – e cada vez mais – um dos problemas mais graves para uma empresa é contar com capacidade online insuficiente. Isso não só limita o aumento de produtos e serviços oferecidos, como impacta diretamente o crescimento da empresa. Situação inversa também gera problemas, quando há mais disponibilidade do que negócios.

O equilíbrio inteligente entre disponibilidade e necessidade promoverá um crescimento sustentado. E a nova geração de Data Center é uma verdadeira ‘mão na roda’ nesse quesito. Disponibilidade, desempenho, segurança e custos são os quatro pilares em que se baseiam os novos projetos de armazenamento de dados, permitindo um real dimensionamento de equipamentos e serviços necessários para que os clientes obtenham o melhor retorno de investimento possível.

Numa visão de 360 graus, todo empreendedor acaba voltando sua atenção para os benefícios propostos pelo Data Center no contexto da infraestrutura de TI. Mais do que nunca, as tecnologias tradicionais vêm sendo exploradas em todas as suas potencialidades, levando a indústria de TI a enveredar por um campo de novas possibilidades.

As mudanças dessa nova geração de Data Center estão por toda parte. E a velocidade com que são processadas é algo sem precedentes, já que devem acompanhar o acelerado mundo dos negócios.

Além de unidades físicas (sites) de fácil acesso e interligadas, os novos centros de armazenamento de dados contam com unidades virtualizadas, que podem operar com diversos sistemas (híbridas), voltadas para serviços e aptas a oferecer soluções na medida exata da necessidade de cada empresa. Tudo é altamente automatizado, reforçado e seguro, além de incorporar alguns conceitos de sustentabilidade, com redução de energia e uso racional do espaço.

Para garantir a continuidade das operações em caso de queda de força ou apagões, cada site costuma contar com energia de mais de uma subestação. A segurança física dos servidores é garantida em tempo integral por equipes altamente treinadas, além de o ambiente contar com portas de aço, câmaras sensíveis e controle de acesso em todas as áreas. Todo hardware, software, redes, tráfego e segurança lógica do parque instalado é monitorado full time (24x7x365) pelo sistema NOC (centro de operação de rede). As empresas, então, contam com uma completa camada de serviços, com velocidade e agilidade no atendimento ao cliente.

Em face do volume de conhecimento e informação que as tecnologias tradicionais vêm produzindo, é tempo de continuar investindo na infraestrutura de TI. Os negócios urgem. E conhecer todo o potencial que a nova geração de Data Center dispõe é o primeiro passo antes do investimento certo e seguro.

Autor

Diretor de Tecnologia Graduado em Programação e Webdesign pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Certificações Linux Red Hat (RHCE). Diretor de tecnologia da Online Brasil desde 2005. Acumula vasta experiência em desenvolvimento de projetos de infraestrutura de TI.

Adriano Filadoro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes