Mobile

Ξ 2 comentários

Um novo usuário chega ao mundo corporativo

publicado por Rodney Repullo

Tradicionalmente os sistemas computacionais de gestão empresarial contam com usuários sentados em suas mesas de escritório e quando muito nas bancadas das fábricas controlando sua linha de produção.

Novos usuários impulsionados pela atual infra-estrutura de internet, poderosos smartphones, netbooks, tablets e uma onda de redes sociais que mais parece um tsunami, estão sedentos por aplicações corporativas que possam ser acessadas por seus novos brinquedos portáteis.

Usuários que estão a cada dia em um local diferente, visitando clientes ou em viagens de negócios, interagindo com os processos da empresa por fone (voz) ou através de formulários que necessitam ser digitados posteriormente em sistemas, ou na melhor das hipóteses através de planilhas trocadas por email.

Esses novos usuários demandam por aplicações móveis que remotamente possam acessar as informações necessárias para a execução de suas atividades, bem como inserir informações em tempo real nos sistemas, evitando retrabalhos e agilizando os processos de negócios essenciais, dessa forma aumentando a competitividade de sua empresa.

Para suprir essa demanda, os provedores de soluções de gestão empresarial buscam migrar suas aplicações para viabilizar o acesso remoto, mas há um grande equivoco nesse processo. Esses novos usuários necessitam de interfaces adaptadas aos seus processos e que possibilitem uma execução simples e rápida. Esse novo usuário não se adaptará a interfaces genéricas com dezenas de campos e formulários que não forem desenhadas para o seu processo.

Nesse sentido a melhor solução que os provedores podem dar a seus clientes, será a criação de um kit que permita ao próprio cliente ou ao seu canal de implantação, o desenho de interfaces especificas para cada situação.

Soluções de Workflow Humano que mais recentemente evoluiram para as soluções conhecidas como BMPS (Business Process Management System) já vem aplicando esse conceito de orquestrar processos fornecendo a cada etapa, interfaces customizadas com as informações estritamente necessárias para sua execução.

Soluções com conceitos de BPM executados em dispositivos móveis podem fazer a diferença em sua empresa.

Pense nisso !!!

Artigos Relacionados

Autor

Rodney Antonio Repullo (http://about.me/rodneyrepullo) Formado pelo Instituto de Física da USP e com pós em Automação pela Escola Politécnica da USP. Iniciou carreira no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), passou pelo Metrô de SP e mergulhou na área de tecnologia de software como empresário. Atua há mais de 20 anos, empreendendo na Área de Desenvolvimento de Software para Negócios e Implantação de Sistemas de Gestão Empresarial. Atua como CEO da Magic Software Brasil (http://www.magicsoftware.com.br), representando a Israelense Magic em toda América do Sul. Atua também como CEO do Grupo Repullo (http://www.repullo.com.br), que tem como atividade principal a representação do ERP CIGAM (http://www.cigam.com.br) em SP, RJ e Sul de MG. Regularmente atua como palestrante e instrutor em cursos de extensão nas áreas de SOA, BPM, ERP, CRM, Cloud Computing, SaaS, RIA, Mobilidade e Desenvolvimento de Sistemas.

Rodney Repullo

Comentários

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter