Cloud Computing

Ξ 3 comentários

Sua Equipe Está Preparada Para Cloud Computing?

publicado por Augusto Barradas

Recentemente atendi a evento de uma grande fornecedor onde fomos apresentados as maravilhas do conceito de “Cloud Computing” ou “Computação em Nuvem”. O apresentador focou nas funcionalidades, nas ferramentas e nas inúmeras possibilidades oferecidas. Virtualização foi tratada como a “evolução” e “Cloud Computing “ como a revolução!
Visto que acompanho a tecnologia de virtualização há vários anos, e lembro bem das dificuldades encontradas principalmente no processo de formação de bons profissionais que atendessem às necessidades apresentadas por esta nova área, rapidamente me surgiu o questionamento: Estarão nossos profissionais prontos para a tal revolução? Não somente isto, mas estarão nossos clientes prontos para este novo conceito?
Acompanhamos diariamente a evolução e surgimento de soluções apoiadas em “Cloud Computing”, normalmente apresentadas como uma alternativa para muitos de nossos problemas de custos e infraestrutura mas na grande maioria, creio que nem todos estejamos realmente convencidos dos benefícios. Como toda nova ideia, será necessário algum tempo para que possamos assimilar este “novo” conceito.
Feito o questionamento acima como devemos então proceder para que nossas equipe estejam alinhadas com as novas tendências e tecnologias ? Costumo ter três métricas básicas as quais procuro sempre passar a minha equipe:
1) Não esperem acontecer. Procurem manter-se informados sobre as novas tecnologias independente das mesmas já terem sido aceitas pelo mercado. Muitas não chegarão a evoluir tornando-se inviáveis, mas deste turbilhão de novidades, grandes novidades surgirão.
2) Procurem ter a mente aberta não descartando as possibilidades. Lembro-me de ter visto a virtualização de um servidor x86 há aproximadamente 10 anos atrás. Na época pensei: “Interessante”. Quem imaginaria que em poucos anos estaríamos virtualizando boa parte de nosso parque tecnológico.
3) Procure adaptar o conhecimento adquirido. A computação em nuvem apresenta uma série de novos conceitos e novas necessidades mas grande parte destas necessidades envolve aplicar conhecimentos já adquiridos em outras áreas de uma forma diferenciada.
A revolução certamente deverá acontecer em breve. Cabe a nós gestores estarmos preparados para que o impacto em nossas equipes não seja tão significativo.

Autor

Profissional da área de tecnologia atuando no mercado desde 1992 tendo oportunidade de trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte (IVIX/IBM, GE Capital, Service IT Solutions LTDA). Durante os últimos treze anos faço parte da equipe de profissionais da Service It Solutions. Possuo sólidos conhecimentos técnicos na área de infraestrutura como foco na linha de produtos IBM (Servidores, subsistemas de armazenamento, estruturas de rede SAN, ambientes de alta disponibilidade e virtualização). Durante Seis anos atuei como analista de suporte Sênior estando envolvido em projetos de alta complexidade. Nesta mesma empresa atuei como gerente de serviços durante cinco anos e mais recentemente atuo como gerente de operações sendo responsável pela entrega de projetos de média e alta complexidade, contratos de outsourcing e desenvolvimento de equipe. Principais diretrizes envolvem desenvolvimento contínuo, próprio e da equipe, qualidade dos serviços e baixa rotatividade dos profissionais sob minha gestão. Não me considero um aficionado por tecnologia, mas acompanho de perto as tendências e novidades. Procuro equilíbrio entre a vida profissional e familiar. Minha vida acadêmica envolve ensino médio no exterior (Inglaterra 1984 a 1988), Bacharel em Informática pela PUCRS (1990 a 996) e pós-graduação em Gestão de Pessoas (ESPM 2004). Atualmente procurando por aprimoramento profissional através de MBA ou similar.

Augusto Barradas

Comentários

3 Comments

  • Ótimo artigo, Augusto. Parabéns.

    Realmente, a demanda de conhecimento para Virtualização e Cloud Computing é cada vez maior. O importante é estar sempre antenado e, como você mesmo citou, com a mente aberta. Aliás, “mente aberta” é fator obrigatório para um profissional de TI nos dias de hoje.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes