O ano de 2010 está chegando ao fim e muitas empresas revisam seus dados internos: quanto cresceram em faturamento, em patrimônio, em vendas, em tamanho, em quantidade de funcionários e clientes, em quantidade de produtos ou serviços lançados… Enfim, é hora de fazer um repasse geral e se preparar para os desafios que o ano novo apresenta.
Depois de passar por duas fazes distintas – o grande ‘boom’ da TI nacional, que ficou marcada por picos de crescimento em torno de 200% e 300%, e a crise internacional, que levou muitas pequenas empresas do setor a fechar suas portas ou optar por fusões – 2011 chega com a perspectiva de novos investimentos, mas de novas cobranças.
Espera-se que o investimento em novas tecnologias, como virtualização e cloud computing, por exemplo, mostre resultados críveis e praticáveis. Ou seja: com um orçamento bastante pressionado, os gastos terão de ser reduzidos e o ganho de eficiência terá de vir à tona com força para fazer jus a todo investimento realizado – o que impactará os investimentos dos próximos anos também.
Está muito evidente, hoje bem mais do que antes, que os empresários e gestores buscam investimentos em TI que adicionem valor a seus negócios. Pode ser pela unificação do discurso da empresa; por aplicativos que permitem conhecer melhor seus clientes ou vender não só o que eles necessitam, mas também o que provavelmente irão precisar quando o negócio prosperar. Pode ser pela agilidade com que se conseguem atender a todas as demandas externas; pela perfeita integração dos agentes que fazem parte de um projeto; ou ainda por oferecer informações e serviços on demand, em tempo real.
Criar valor para as empresas será a chave para o sucesso no próximo ano. Muito já se falou sobre isso, mas nunca foi tão necessária e decisiva para os negócios a sua realização. Tudo começa na integração de pessoal, no envolvimento das várias instâncias dentro de uma empresa, de forma assertiva. É preciso criar uma relação de forte comprometimento entre as pessoas no trabalho. E a TI que não complica, mas favorece um fluxo melhor de trabalho, é responsável por pelo menos boa parte dessa tarefa.
É preciso que softwares e aplicativos atendam a um profissional cada vez mais bem informado e sofisticado do ponto de vista tecnológico. Num ambiente seguro e com todas as facilidades 24 horas por dia, sete dias por semana, o clima organizacional é bastante mais proativo. E isso chega aos clientes em forma de confiança e admiração, consolidando uma relação de parceria.
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8:05:53 pm
Minhas desculpas se o meu portugues não é dos melhores, mas eu tento…
Conforme aumenta a complexidade da tecnologia, a taxa de aumento mudança logarítmica. Com as mudanças que ocorrem a cada dois anos, muitos produtos têm uma vida útil de 5 anos ou menos. Hoje, estamos treinando os alunos para empregos
que não existem ainda. Eles também estão encontrando
no seu quarto ano que o que aprenderam em seu primeiro ano
já deixaram de ser necessários ou necessário. Há muitos desafios a nível global, assim como no Brasil – mas a maioria dos problemas foco na educação e gestão
das pessoas que a tecnologia.
A tecnologia tem um meio de estar sempre tendo o cuidado de si – o foco deveria ser sobre a melhoria a competência tecnológica de professores então eles não estão sendo ensinados pelos seus alunos. Os professores precisam estar instruindo além da mecânica e da história da tecnologia. Basicamente, precisamos de uma inovação na educação dos nossos alunos. As metodologias de ensino do passado e do presente não satisfazem as necessidades que está sendo criado pela taxa de variação em TI. Hoje, mais de 40% dos empregos de TI não existia em 2006, quatro anos atrás.
Mas – como você nota em seu artigo – tudo isso é inútil se as pessoas não fazem parte do processo. Demasiadas vezes,
as pessoas confiam em computadores para resolver seus problemas ou fornecer soluções. Mas os computadores têm uma fraqueza – são dependentes de nós.
Pelo menos até que abdicar de nosso controle de inteligência artificial …
7:14:56 am
Parabéns pelo artigo, Adriano. Meu feeling diz que será o meu ano mais díficil em TI. Em todas as previsões, os desafios prometem.
2:57:30 pm
Parebéns pelo artigo Adriano,
Sinto que 2011 será um ano de muitos desafios mais do que muitos esperam ….
Só espero que também continuemos a crescer.
Abraços