Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

WBS – Uma ferramenta importante para o Gerente de Projetos

publicado por Ruggero Ruggieri

Segundo definições do Guia PMBOK®
WBS é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A WBS é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da WBS representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto. A WBS organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do Escopo do projeto aprovado. O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da WBS, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da WBS, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são resultado do esforço e não o próprio esforço. “

A WBS é a fase mais importante para o Gerente de Projetos. A sua elaboração requer um uma decomposição do trabalho do projeto em partes menores. A sua decomposição é chamada de estruturada “TOP-DOWN” orientada as entregas chamada de “deliverables”.

A WBS serve como base e orientação no planejamento de projeto.

Após a criação da WBS no projeto, o planejamento do projeto está todo orientado e estruturado para a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas tais como clientes e fornecedores.

Para isso a sua elaboração requer do Gerente de Projeto e Equipe o conhecimento de suas Entradas, Saídas e Ferramentas & Técnicas.

Segundo o Guia PMBOK®:

Entradas – Declaração do escopo do Projeto, Documento dos Requisitos, Ativos de Processos organizacionais.

Ferramentas & Técnicas – Decomposição.

Saídas – WBS, Dicionário da WBS, Linha de Base do Escopo, Atualizações dos Documentos do Projeto.

Decomposição
A decomposição é a subdivisão das partes do projeto em componentes menores em que o Gerente do Projeto possa realizar as entregas do trabalho. Estas entregas chamadas de pacotes de trabalho aonde o Gerente de Projeto e equipe de trabalho do Projeto podem estimar o custo e a duração da atividade.
A subdivisão em partes requer uma análise criteriosa do Projeto, existem várias modelos de subdivisões. O PMI® em seu site possui um caderno específico “Practice Standard for Work Breakdown Structures” para o desenvolvimento de uma WBS, as diretrizes para geração, desenvolvimento e aplicação de uma WBS. No caderno podemos obter alguns exemplos e modelos de WBS por setores específicos que necessitam alguns ajustes para o seu projeto.

A profundidade da decomposição depende do tamanho e complexidade do projeto e a necessidade do Gerente de Projetos.

Referências Bibliográficas

PMOBOK®, Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Quarta Edição, PMI® – Project Management Institute, ISBN: 978-1-933890-70-8.

Autor

Gerente de Projetos SR., atua há mais de 20 anos na área de TI no seguimento do Governo do Estado de São Paulo. Desenvolveu atividades de desenvolvimento de Software para empresas brasileiras e multinacionais, tendo participando no Brasil e no exterior em projetos de TI de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Saúde, Tributário e Terceiro Setor. Professor de Pós-Graduação na UNINOVE nos cursos de Qualidade, Gerencia de Configuração, Requisitos, Gerenciamento de Projetos e Processo de Desenvolvimento Ágil Formado na PUC de Campinas, Pós-Graduação em Administração Hospitalar (Univ.São Camilo), Gerenciamento de Projetos (UNICAMP), Projetos Estruturados (USP), Ciência, Tecnologia e Inovação (USP). MBA em Gestão de TI na FIAP e Programa de Desenvolvimento Gerencial com foco em liderança estratégica - FIA, atualmente aluno de MESTRADO da UNINOVE na área de Gestão do Conhecimento. Formado em COACH para SBC - Sociedade Brasileira de Coaching e Master COACH pelo escola RICCOACHING.

Ruggero Ruggieri

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes