Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Singularity University: O futuro começa aqui!!

publicado por Marcelo Faria

Entre os dias 8 e 13 de novembro tive a oportunidade e a felicidade de participar do executive program da Singularity University com a FIAP-SP, assim como nosso amigo e articulista do portal Ruggero Ruggieri,  cujo descreveu com muita propriedade em seu artigo as diretrizes e objetivos do programa.

Meu objetivo nesse artigo é levar incentivo e inspirações a todos que buscam não só as oportunidades em suas áreas de atuação, assim como a capacidade de identificar a descontinuidade de movimentos. Além de tudo poder compartilhar as experiências do evento realizado com os grandes visionários de uma instituição que respira tendências dentro das instalações da NASA Ames Research Park, um dos maiores orçamentos de P&D do mundo, e possui co-fundadores de peso como Google e Autodesk.

Existe uma diferença muito grande entre pensamento linear e crescimento exponencial, nós vivemos em um mundo linear, assim quando surge uma nova tecnologia ou estudo que comprove uma solução onde seja possível beneficiar um bilhão de pessoas, parece que tudo surgiu como um simples acaso, entretanto devemos entender que muitos anos se passaram para o amadurecimento dessas propostas. William Gibson, escritor norte-americano diz que: “O futuro já está aqui, apenas não está distribuído igualmente”, na verdade ele está relacionando tempo-custo para modificar a disponibilidade da tecnologia.

Bob Metcalfe, fundador da 3Com e do padrão Ethernet, costuma dizer que devemos estar preparados para aprender como o crescimento exponencial e a quebra de paradigmas tecnológicos vão impactar nossas empresas, carreiras e vidas.

Através desse intenso movimento surge o sucesso das startups que está ligado diretamente ao desenvolvimento de soluções globais com iterações de muita velocidade. Salim Ismail, ex-VP Yahoo! que teve sua última empresa criada(Angstro) comprada recentemente pelo Google, comentou sobre os produtos elaborados no vale do silício: “Quando você lança um produto novo e não tem vergonha dele, tem alguma coisa errada” esse é o sentimento e o ambiente natural das inovações, posso citar o Skype que foi construído por 2 pessoas em 4 meses.
A canibalização atual praticada pela Amazon de seus próprios produtos com o incentivo de comercialização do Kindle, ou mesmo o Google que atualmente indexa no máximo 3% de todo o conteúdo na web criando um universo propenso a criação de novas ferramentas, demonstram também o quanto pode ser agressivo as tendências e estratégias de um futuro próximo.

A fundação “The X prize” que tem como objetivo principal a ruptura radical de conceitos em prol da humanidade para o desenvolvimento educacional e a criação de novos mercados, tem como fundador Peter Diamondis, que também é presidente e fundador da Singularity University, busca grandes eventos como o concurso de 2004 em que 30 pessoas construíram uma aeronave que foi ao espaço, esse acontecimento pode mudar o mundo provando que não é exclusividade do governo prover essas soluções e desafios, assim como muitos outros propostos atualmente.

Em suas organizações é permitido que idéias inusitadas possam se materializar?
Como por exemplo, um empresário do ramo de mineração que colocou na internet dados geológicos de suas minas e propôs um prêmio para quem demonstrasse onde havia maior possibilidade para a extração de ouro, criando um verdadeiro cloudsource de especialistas. Algum tem dúvida de que o resultado foi muito positivo?

Estamos caminhando para eficiência energética, onde a capacidade de armazenamento é o que vai mudar a ordem do jogo em energia renovável, memórias vão estar em nano escalas e a computação quântica deverá nos mostrar caminhos nunca imaginados. Veja a evolução e maturidade de 1800 tecnologias, realizada esse ano pelo Gartner Group.

Gartner Hype Cycle

Muitas inovações ainda precisam passar pelo crivo político, jurídico e até mesmo da mudança comportamental da humanidade, como está passando hoje a questão da privacidade e segurança através do Cloud Computing. Em Londres uma pessoa é fotografada em média 200 vezes por dia, a 4° emenda americana que visa à liberdade está deixando de existir sem ser percebida, pois quando a informação sai da minha casa para a nuvem quebra a regulamentação e o direito adquirido. Tudo isso se harmoniza com “The Heisenberg problem – Privacy is Freedom”.

Gostaria de finalizar com uma frase de Dan Barry, presente no evento, que disse: “Não desista de seus sonhos, as pessoas que não acreditam em você e em seu potencial estão erradas”. Seu sonho era ir ao espaço, ele conseguiu não só uma vez, mas três vezes.

Qual é a sua missão?

Sucesso e até breve!

Autor

PMP CSM ITIL, ISO/IEC 20.000 & 27.002 marcelo.faria@totvs.com.br

Marcelo Faria

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes