Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Você é dependente da tecnologia?

publicado por Gilberto Sudré

A tecnologia está em nosso dia a dia até quando não queremos. Convivemos com ela no carro, no escritório, na igreja, na rua, no shopping e em muitos outros locais que nem imaginamos. Toda esta presença nos deixa mal acostumados e impacientes quando precisamos de uma informação e ela não está disponível imediatamente.

Algumas pessoas conseguem ter um bom relacionamento com a tecnologia se aproveitando de seus benefícios enquanto outros ficam completamente alterados, ansiosos e dependentes dela.

E você, como é o seu relacionamento com a Tecnologia? Veja as situações a seguir, elas indicam que você está sendo consumido pela Tecnologia quando:

Você não fica satisfeito com o tempo de resposta dos eletrônicos. Controles de garagem, controles remotos de TVs e DVDs, Elevadores, Caixas automáticos ou o seu celular, tudo parece que se tornou extremamente lento. Para compensar você fica apertando insistentemente os botões, com mais força, como se isto fosse fazer ação ser executada mais rápido.

Você passa a considerar que todas as telas de LCD são sensíveis ao toque, inclusive aquela do seu relógio de cabeceira, quando você insiste em desligá-lo passando o dedo pelos números exibidos.

Você não consegue mais sair de casa sem levar seu celular. Pode até esquecer a carteira ou a chave da porta mas nunca o celular. Na verdade seu celular parece que já passou a fazer parte do seu braço. Sem o celular você se sente “nu”.

E falando em aparelhos portáteis, você fica desesperado para voltar para casa quando nota que a bateria de seu celular começa a dar sinais de que vai acabar.

Você escolhe o restaurante ou cafeteria não pelo tipo de culinária mas se ele possui ou não acesso Wifi gratuito, e de boa qualidade. Ao chegar ao restaurante escolhe a mesa que está perto de uma tomada já que bateria do Notebook não vai aguentar mesmo.

Você foi mal ou bem atendido em uma loja e a primeira coisa que você pensa em fazer é publicar uma mensagem no Twitter avisando a todos sobre o que aconteceu.

Na hora de escolher um apartamento para comprar você avalia a sala pelo tamanho da TV que você quer instalar. Durante a visita você aproveita para verificar se a rede sem fio vai atender a todos os ambientes e se existem outras redes de vizinhos.

È claro que algumas destas situações foram relatadas com uma leve pitada de humor mas pode ter certeza que elas possuem um fundo de verdade. Quem se identificou com algum destes exemplos pode levantar a mão!

A tecnologia pode ajudar muito mas sua dependência acaba por neutralizar grande parte de seus benefícios. Fique a atento para não se tornar um viciado tecnológico.

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes