Carreira

Ξ 2 comentários

TI e Política. Qual sua relação? “E eu com isso?” !

publicado por Marcelo Santos

“Sim, amiguinhos, estamos de volta!”.
Isto é o que diria o ex-VJ da MTV, Thunderbird ao anunciar seu programa.

Eu peço licença a ele, e a quem quer que seja, para usar o mesmo slogan neste momento crucial do nosso país – ELEIÇÕES 2010.

Mas, só um minuto, QUE “LHUFAS” ISTO TEM A VER COM T.I., CARRREIRA OU GESTÃO?
Aí esta o “X” da questão.
Nós, profissionais de TI brasileiros, estamos vulneráveis. Completamente vulnaráveis a algumas situações:

– tamanho de uma empresa;
– quantitativo de uma empresa no que tange seu investimento em TI, incluindo recursos humanos;
– oscilações do tal “mercado”;
– realidades completamente diferentes se voce está no Nordeste ou no Sudeste, por exemplo;
– gestores inconsequentes;
– diretores que buscam “one thing, and one thing only”: diminuir custos.

Neste ultimo item temos então a situação mais comum: contrata-se cada vez menos profissionais, com salários menores e com atribulações triplicadas (às vezes até mais).

Rotina do profissional de TI

(foto retirada do site joaoalvesti.wordpress.com)

Então, voltemos ao tema deste artigo: mas e daí? O que isto tem a ver com política. Aqui um link com uma matéria da BBC NEWS sobre o quadro político atual brasileiro. A primeira foto é de Tiririca. Sensacional!

Serei bem direto: SOMOS IGNORANTES POLÍTICOS no Brasil.
Calma, não é nada pessoal e notem que não me excluo disso, afinal, sou parte da população brasileira.
Achamos que político é ladrão/corrupto e quando chega a eleição muitos de nós pensa em prestar a obrigação, pegando aquela fila chata e depois ir destruir nossos fígados, artérias e coração, deliciando-nos com petiscos, cervejinha, whiskyinho e por aí vai.
Sinto muito, mas é generalizado e DE NOVO, não é pessoal, nem quero ser polêmico.
O que digo é que estamos vendo os mesmos nomes, hoje já estamos vendo os filhos dos mesmos nomes se candidatando, e nós reclamando, reclamando.
Então, o quadro visível é que ficamos esperando que os próprios políticos resolvam questões que incomodam a população, mas esquecemos de um fator importantíssimo – ELES NÃO FAZEM MAIS PARTE DA POPULAÇÃO.
Os políticos brasileiros arrumaram o melhor emprego do mundo, desviam dinheiro, pessoas morrem em ambulâncias, mulheres têm parto nas calçadas e achamos lindo quando vemos na televisão.
Alguém já pensou em se candidatar? Alguém já pensou em entender ou estudar o que é de verdade política? Digo sem medo, 70% dos brasileiros não.

Arruda flagrado

(foto retirada do site prosaepropina.com.br)

Este é o “tira-gosto” (mesmo nome de aperitivo, na Bahia) para o prato principal.

Coronel PM preso em flagrante recebendo propina hoje é candidato a Deputado na Bahia

(foto retirada do site aspram.blogspot.com)

Falando de TI, Você, caro leitor, já pensou no poder que tem nas mãos?
Já pensou o que poderia acontecer se tivessemos um sindicato, uma associação, uma classe, e decidíssemos uma greve de 48 horas? As consequências disso?
Parariam hospitais, clínicas, supermercados, aeroportos, shoppings, supermercados, entre centenas de outros serviços essenciais para manutenção do país hoje.
Não meus amigos, não estou sugerindo revolução nenhuma. Estou apenas dizendo que, o poder está conosco. Somos nós que devemos ir à luta.

Exemplo, conheço razoavelmente a situação na Bahia.
Temos basicamente dois “sindicatos”: O SINDADOS (Sindicato ligado aos profissionais informática) e o SINNTEL (sindicato ligado a profissionais de telecom).
99,9% dos profissionais baianos não conhecem os “estatutos” desses órgãos. Pagam a contribuição anual obrigatória e só veêm novamente o sindicato numa possível demissão.
Será que isto é diferente no resto do Brasil? Acho que não.

Profissionais de TI, uni-vos!

Apenas criando consciência política, entendendo que o problema é nosso e que devemos fazer nossa parcela de sacrifício, mudaremos o que acontece hoje no Brasil
inteirinho. Empresas de outsourcing terceirizando mão-de-obra, crescendo mais e mais, sócios milionários e anúncios como vi ontem na APINFO (www.apinfo.com) convidando Analista de Suporte Bilingue Pleno por um salario de R$ 1.800,00. Brincadeira?
Mas isto acontece porque NADA rege o T.I. no Brasil. Não temos regulamentação, conselho de classe. Nada.

Temos que nso unir para criar regras que impeçam de empresas nos contratarem sem um piso minimo, com bancos de horas que nunca são compensados, tendo como nossos coordenadores ou gerentes, pessoas formadas em engenharia elétrica, mecânica ou logística (nada contra estes profissionais).

Então, meus caros, isto também é política. Ou melhor micro-política. Criar relações no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, pretendendo reunir os profissionais da área, discutir questões comuns, sacrificar fins de semana, feriados, para termos um dia alguma diginidade na nossa profissão.
Muitos estão pensando agora: “mas eu ganho bem, trabalho numa multinacional, está tudo bem”. A verdade é ás vezes amarga, caro amigo. Amanhã, o desempregado pode ser você.
Não, não e não. Não vai ser fácil. Não vai ser rápido. Muitos priorizarão suas vidas pessoais, filhos, esposas, maridos, mas não devemos desistir. Ou então nunca sairemos dessa.

Profissionais de TI, uni-vos!

E então, faça uma reflexão e responda: aceita o convite?

Até a próxima e vote com consciência política, ecológica e profissional no domingo.

Graaaaaande abraço.

Marcelo Santos

Autor

Profissional de Tecologia da Informação com mais de mais de 15 anos de experiência, Marcelo Santos tem na escrita um dos seus "hobbys". Atualmente tem atuado com Projetos e Consultorias. contato@marceleza.com Skype: m4rc3l3z4

Marcelo Santos

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes