Governança

Ξ 9 comentários

Portal (SharePoint),Conhecimento,Pessoas. Mercado escolhe?

publicado por Bruno Velaz

SharePoint – Deseja implantar um Portal ?

Hoje no mercado a melhor forma de saber qual tecnologia usar para uma solução tecnológica e saber se ele consegue atender todos os requisitos mais famosos do mercado, inclusive vamos avaliar se o SharePoint tem?

  • Portal (ECM – gerenciamento de conteúdo);
  • Colaboração;
  • Gestão do conhecimento;
  • Web 2.0 ;
  • Processos ;
  • Pessoas (Redes Sociais).

Você sabe qual tecnologia estou falando? Ou melhor, sabe se esta tecnologia lhe traz ROI(return on investment) após sua implementação? Ou se ela foi implantada focando a estratégia da empresa?

Enfim, vamos organizar desta maneira. Olhe, observe  e pense.

Figura 1 – Modelo e Visão – Gestão de Conhecimento

Figura 1 – Modelo e Visão – Gestão de Conhecimento

 

Realmente este assunto é muito delicado, o assunto que estamos falando não é somente SharePoint, mas meu principal objetivo neste artigo é fazer com que você diretor,  gerente e/ou especialista leia e tenha as respostas em sua cabeça, quando finalizar a leitura:

  • Solução de portal o que deve conter? Todas as empresas estão prontas?
  • Gestão de Conhecimento o que realmente é e para que serve?
  • Colaboração é para todos? Você está pronto para ela?
  • Como posso usar as Redes Sociais ao meu benefício?

O que é um Portal (SharePoint)?

Resumidamente: Simples, Front-end web de acesso integrado a aplicações de negócio, ferramentas de produtividade e informações corporativas, customizados de acordo com o papel e preferência de cada usuário.

Para facilitar e encurtar um pouco separei em duas visões: Lógica e Técnica, pois com certeza fica mais fácil de entender desta forma.

O que compõe um Portal? Visão Lógica!

A muito tempo venho palestrando sobre portais e gosto muito de exemplificar de forma simples e fácil como se pode entender o que realmente é um Portal. Portanto, a forma mais simples de entendermos isto é imaginar ter uma único local onde você pode acessar todos os seus aplicativos. Observe a figura 2.

Figura 2 – Visão Lógica de Portal

Figura 2 – Visão Lógica de Portal

 

Com certeza esta figura lhe traz vários pensamentos como: Gostaria de ter isto dentro da minha empresa, uma única ferramenta centralizando todos os acessos, ao invez de ter mil programas cada um com uma finalidade.

É, eu sei. Vamos continuar!

O que compõe um Portal? Visão Técnica ou seja SharePoint? Calma! risos

Fazendo uma visão agora Top-Down (cima para baixo), vamos analisar o que um portal deve conter, tecnicamente.

a)      Ambiente do usuário

b)      Serviços de um portal

  1. Segurança
  2. Busca
  3. Regras
  4. Conteúdo e Publicação

c)       Aplicativos e Dados Corporativos

  1. Estruturados
  2. Não estruturados
  3. Estruturados e não estruturados juntos

d)      Integrações com outros aplicativos

e)      Infra-Estrutura

Vamos analisar a figura 3, com certeza fará mais sentido o que estou tentando dizer para você.

Figura 3 – Visão Técnica de um Portal

Figura 3 – Visão Técnica de um Portal

 

É importante sabermos e termos grandes considerações em todos os pontos. Na minha opinião profissional é que todos os requisitos devem ser estar bem levantados e principalmente controlados. Já participei de projetos que tínhamos equipes totalmente capacitadas tecnicamente entretanto a gestão do projeto era a parte mais falha, ou seja, não adianta querer saber de forma técnica sendo que seu gerente toma decisões erradas sem saber o que está acontecendo.

Veja bem, neste caso o gerente DEVE sempre escutar seu líder técnico e ter ele como apoio, caso isto não ocorra realmente o projeto será grande porcentagem voltado a falha gerencial e não técnica. Vamos falar sobre seleção da tecnologia, mais adiante.

Como posso saber se a empresa está pronta para implantar portal SharePoint?

Existe várias formas de começar a usar uma tecnologia como esta. Eu prefiro que você se pergunte primeiro se sua empresa hoje realmente necessita de uma ferramenta como esta. Ou seja, a pergunta seria! Preciso de uma solução de portal? Será que não seria interessante começar com  minha intranet? Ou melhor ainda, será que não podemos pensar em  projetos pilotos departamentais?

Para facilitar: quando questionamos se a empresa está pronta para usar tal tecnologia, voltado a solução de portal, vamos usar estas perguntas para poder responder?

a)      Primeira coisa: Os diretores querem um PdCC (Portal de Conhecimento Coporativo?)  (Ou seja, alinhamento organizacional é o principal. Ela não acontece por acaso)

  1. Sim ou Não?

b)      O PdCC, será voltado + para tomada de decisões do que colaboração? (Seja claro!)

  1. Sim ou Não?

c)       O PdCC também será voltado para colaboração? ( Deve ter sempre comunicação )

  1. Sim ou Não?

d)      Visão estratégica – Você acha que sua empresa está ou precisa de centralização das informações? (Pense nas necessidades e não funcionalidades dos usuários)

  1. Sim ou Não?

e)      Minha empresa hoje de alguma forma usa processo?

  1. Sim ou Não?

f)        Minha empresa usa colaboração virtual? (Existe duas formas comunidades internas ou virtuais)

  1. Sim ou Não?

g)      O conteúdo que sua empresa contém é redundante e/ou desorganizada?

  1. Sim ou Não?

h)      O conteúdo está totalmente atualizado?

  1. Sim ou Não?

i)        Estamos preparados para gerir conteúdo virtual?

  1. Sim ou Não?

j)        As pessoas, usam de alguma forma usam grupos focais para resolver problemas?

  1. Sim ou Não?

k)      Existe conscientização de forma corporativa em trocar informações de forma controlada?

  1. Sim ou Não?

l)        Hoje todo ou qualquer processo é guardado e administrado através de EMAIL?

  1. Sim ou Não?

m)    Já você sabe ou já ouviu falar de Gestão Eletrônica de Documentos? (Gestão de conteúdo)

  1. Sim ou Não?

n)      Está preparada para uma possível migração de tecnologia? (Tem que saber selecionar a melhor tecnologia)

  1. Sim ou Não?

o)      Vocês usam governança ou necessitam?

  1. Sim ou Não?

p)      Demoram mais de 24 horas para achar um rastreamento ou informação de status de um processo?

  1. Sim ou Não?

q)      Qual e se tenho orçamento para este tipo de projeto?

  1. Sim ou Não?

Poderia listar várias outras perguntas aqui, entretanto se você respondeu SIM para mais de 80%, pode ter certeza que você está preparado ou realmente precisa de uma solução desta.

Se está pensando como poderia solucionar alguns problemas colocados acima , deixe-me ajudar com algumas formas que você com certeza já ouviu, veja a figura 5.

Figura 5 – Funcionalidades para atingir alguns objetivos

Figura 5 – Funcionalidades para atingir alguns objetivos

 

Enfim, imaginando que hoje teria que escolher uma ferramenta onde teria que estar em conformidade  e atender todos os requisitos acima da figura 5 questiono você.

Qual seria a melhor ferramenta para desenvolver um portal? (que é uma das perguntas)

Minha resposta como sempre é simples: Microsoft SharePoint , como gosto de usar tecnologias novas e já usadas em projetos que atuei de sucesso e case, a resposta mais completa seria Microsoft SharePoint 2010.

Mas também não irei jogar simplesmente uma ferramenta nova no seu colo. E sim tentar justificar como a seleciono.

Veja um processo simples de gestão de conteúdo em geral de um portal, Figura 6.

Figura 6 – Processo Padrão de gestão de conteúdo

Figura 6 – Processo Padrão de gestão de conteúdo

 

Analisando a figura acima, pode entender e imaginar como o processo em “top-down”  funciona podendo a qualquer momento voltar algum status para revisão por exemplo.

Velaz, como posso selecionar plataformas corretamente?

Bom pessoal, para quem não conhece existe RFI (request for information), onde você chama vários proprietários de plataformas, falando em portal, temos algumas empresas como líder no mercado na questão PORTAL. Para que assim possam buscar fornecedores destes produtos requisitando RFP (request for proposal), ou seja, um pedido de proposta para construir na tecnologia escolhida. Onde posso dizer, já particei de várias RFIs e também RFPs e é realmente fantástico!

Mas como escolhermos estes líderes de mercado?

Quadrante mágico do Gartner.

Afinal, o que é o Quadrante Mágico do Gartner?

O Gartner Magic Quadrant é uma representação gráfica de um mercado durante um período de tempo específico. Ele descreve a análise da Gartner de como determinados fornecedores selecionados segundo critérios para aquele mercado, conforme definidos pela Gartner.

Em outras palavras, Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. O instituto fornece as análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 10 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 4.000 associados, sendo 1.200 analistas de pesquisa e consultores em 80 países.

No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com simpósios e as três Conferências anuais sobre Integração de Aplicativos, Outsourcing e o Futuro da Tecnologia. Para obter mais informações, visite www.gartner.com

Como esta mágica é feita ?

Como ferramenta de pesquisa simples, o Quadrante Mágico é apenas outro ponto de vista sobre o mercado. Gartner juíz de vendedores sobre sua visão tem que ter capacidade de execução. Os vendedores que fazem o Quadrante dos Líderes dizem ter:

  • Uma gama completa de recursos para apoiar uma variedade de cenários de implantação do portal;
  • Consistente entrega do produto em necessidades dos clientes por um período substancial de tempo;
  • Significativa inovação de produto; (isto não podemos negar o SharePoint 2010 está coisa de LOCO!!!)
  • Sucesso em vendas para novos clientes através de indústrias

Enfim, o que quero dizer é SharePoint é coisa de loco! Em a palavras bonitas. A Microsoft trabalhou muito bem que hoje o SharePoint está como indicado melhor tecnologia veja. http://hanymahmoud.blogspot.com/2010/10/sharepoint-2010-leads-magic-quadrant.html

Figura 7 –Quadrante de Portal em Setembro de 2010

Figura 7 –Quadrante de Portal em Setembro de 2010

 

Fonte Completa:  http://www.gartner.com/technology/media-products/reprints/microsoft/vol13/article10/article10.html

Bom, agora vamos focar quais os pontos que devemos avaliar nesta ferramenta, por nós mesmos e não pelo Gartner ok? Imaginem todos os fabricantes terem que provar os itens abaixo:

  • Personalização avançada;
  • Integração com e-mails;
  • Fácil, integração com aplicativos como CRM, ERPs existentes;
  • Possibilidade de busca em documentos estruturados e não estruturados;
  • Fácil integração de gestão de documentos existentes;
  • Altamente escalável;
  • Altamente disponível;
  • Aplicação avançada para medir e relatar o tráfego no uso do portal;
  • Baixo nível exigido de desenvolvimento;
  • Qualidade e número de integradores de sistema apoiando a plataforma;

Enfim, toda a visão Técnica já colocada acima; Por isto eu escolho e indico a plataforma SharePoint.

Figura 8 – Tecnologia SharePoint 2010

Figura 8 – Tecnologia SharePoint 2010

 

Redes Sociais e Portal, podem trazer benefícios?

Toda vez que alguém me pergunta qual é a relação de Redes Sociais com SharePoint, a resposta melhora. Porque digo isto?  Por que a cada semana leio novos livros, novos posts, novas notícias e novos paradigmas quebrados na internet, ou seja, na Web 2.0. Sou humilde o suficiente em dizer que não sei a resposta mais correta e se alguém de alguma forma poder responder uma frase terei dúvidas. Enfim, o que posso é fazer você pensar o que realmente a Rede Social pode fazer por você!

Redes, Pessoas? Redes Sociais, enfim que mistério!

Sinceramente poderia escrever um livro de mil páginas para escrever sobre isto, o que exatamente Redes, Conhecimento e Pessoas está relacionado com  portal! Simples! TUDO!

As coisas estão acontecendo muito rapidamente. As informações estão vindas com volume gigantesco e de fontes diferentes, como podemos controlar gerir, absorver e processar estas informações sem que não nós engasguemos, da mesma forma que tomar água de uma mangueira?

Hoje sabemos como é o poder das redes sociais na internet. Antigamente para fazer negócios, conhecer pessoas era somente de forma física. Hoje focando as redes sociais corretamente podemos alcançar nossos objetivos de “sermos alcançados” e “ficar em contato” facilmente.  Todos querem estar sempre on-line, chega ser engraçado, pense nisto:

“todo almoço de negócios padrão: sentar à mesa, aproximar a mesa, tirar seu smartphone e coloca-lo à sua frente sobre a mesa, é muito comum!”

Parece familiar? Se for positiva sua resposta, não se preocupe, eu mesmo a cada dia passa tenho mais oportunidades vindas por este meio.

Em minha opinião:

“Nenhum dos atuais vencedores  nos negócios irá vencer nos próximos 40 anos se não tiver a percepção de investir e de tomar as rédeas do poder das redes sociais ”

Velaz, qual é a melhor estratégia nas redes sociais?

Nossa! Gosto de me colocar em situações realmente críticos! Enfim, para responder também esta pergunta, digo antes de tudo. Existem várias técnicas e vários cases que criaram inclusive suas próprias técnicas. E poderia falar delas aqui, por um bom tempo. Mas este artigo, como todos os meus realmente vai ficar grande e não é este objetivo.

Vamos lá! A Estratégia para construir uma rede social é muito simples:

“Apenas saia por aí o máximo que puder e construa pontes. interaja. Tire fotos com pessoas importantes em seu setor e além. Insira palavras-chaves (tags) no blog e participe de grupos de discussão. Faça comentários em posts de outras pessoas que são lidos por muitas outras e assine com um link para seu site embutido.” Fonte: by Tara Hunt

Bom, realmente tenho que concordar isto é uma boa técnica! Mas cuidado, filtre e saiba exatamente onde fazer isto. Principalmente entenda e use o bom censo e em qual estratégia você quer alcançar. Lembre-se, que qualquer informação no seu perfil, qualquer frase até mesmo a “curta” podem atrair ou eliminar você de outras redes ou contatos. Ista é a realidade! Isto é rede social.

Enfim, deu para entender que realmente depende da seu foco, do seu objetivo/estratégia, correto?

Velaz, eu sou obrigado a usar redes sociais?

Olha esta realmente uma pergunta interessante. Bom eu respondi simples e fácil para um participante em meus eventos “Construindo portais corporativos com SharePoint 2010”, onde tinha um tema que era Redes Sociais focando SharePoint.

Resposta 1:

Imagine você viajando para EUA-Canadá! Ao invés da polícia federal pesquisar no sistema dela. Ela usar ferramenta de busca da internet digitando o seu nome: “Bruno Velaz”. Incrível, ele acaba de acessar todo seu Curriculum online nas principais ferramentas de redes sociais da internet como: Blogs, Linkedin, FaceBook e Twiiter. Ele vira para você e diz: – “Então está viajando para conferência de SharePoint?”. Informação que ele acabou de ler no twiiter integrado no linkedin.

Simples e fácil:

“Cruzamento de informações rápida e fácil”. Isto é Rede Social, Web 2.0 e informação instantânea.

Resposta 2:

Outro cenário: Então sua filha está comprando um urso de pelúcia da sua banda favorita via MySpace (outra rede social), e seu filho está mostrando a última música de sua banda do MySpace também. Enquanto você, por sua vez, está inserindo seu currículo na ferramenta de rede negócios LinkedIn. Ótimo, todos estão on-line e usando redes sociais.

Ok Velaz, como posso promover meu portal (SharePoint) e rede social de forma correta na minha companhia?

Caro leitor, este é o ponto mais importante: Como você já leu e respondeu todas as perguntas concorda que agora o próximo passo é entender qual é a estratégia principal da sua companhia?

– Focando colaboração e comunicação: O SharePoint pode entender quais são as áreas críticas da empresa, quais informações desejam que circulem internamente, de que forma querem chegar as pessoas e qual é reação esperada deles. Por exemplo: Blog do Presidente (foco para comunicação). Notícias das áreas (foco em comunicação),  Espaço de reuniões (Foco em colaboração e comunicação), WikiPD (wiki para pesquisa e desenvolvimento).

– Focando indicadores: O SharePoint pode entender quais são as áreas críticas da empresa que deseja ter informações para tomar decisões. E para isto, com certeza precisará de um BI no seu portal (leia o outro artigo criado sobre o tema). As vezes a melhor ferramenta é aquela que atende sua companhia em curto prazo e não longo prazo. E hoje sabemos que tempo é tudo, principalmente para decisões.

– Focando gerenciamento de conteúdo:O SharePoint pode neste caso teria vários exemplos como uma Wiki (em todos os aspectos), Gerenciamento de projetos (controle de conteúdo por projeto), KB (Centro de documentos para controle de documentos únicos).

– Focando troca de conhecimento: O SharePoint pode dar foco total em redes sociais. Neste caso tem vários exemplos como: Comunidade na prática (controle de conteúdo, troca de conhecimento entre os envolvidos) e mostrar o que está acontecendo agora e principalmente se podem ou não melhorar algum processo interno como no RH. Exemplos como estes podem melhorar um existente que em primeira vista não existe uma métrica de forma tangível , entretanto sim com resultados diretos como reconhecimento.

– Focando inovação: O SharePoint pode dar foco total em inovação, exemplo simples: Gestão de Ideias, fazer com que seus colaboradores sejam gracitados por ideias e possam controlar o andamento delas.

– Focando treinamento: O SharePoint pode dar foco total em treinamento on-line, estamos falando claramente de e-learning, forma que qualquer colaborador possa aprender usando web2.0.

Podem notar que posso ficar colocando vários focos, mas não é caso. Meu objetivo é despertar você, sua companhia ou seu novo contato entender que todos estes pontos estão interligados de forma tão forte no dia-a-dia que não notamos.

Por fim, Gestão de conhecimento e SharePoint?

Não sou PhD em gestão de conhecimento, mas todos nós sabemos quantas empresas tentam colocar em  prática e até mesmo vendem este “serviço” para outras empresas. O que fico realmente preocupado é: “Será que elas acreditam de tal forma em usar em sua própria empresa?”. Posso dizer por experiência, que você aprende muito do “que  não fazer”.

Acredito na prática em minha própria empresa e em meus clientes, que se portais ou qualquer solução tecnológica for apoiada por gestão de conhecimento com certeza trará benefícios para sua companhia, grupo ou amigos inclusive.

Para finalizar esta longa leitura de forma simples.

“Como sempre a competividade baseada no conhecimento sempre existiu e mais do que nunca quem souber trabalhar ao seu favor, terá uma diferença sempre!”

Para Saber Mais sobre SharePoint

Aproveite e veja na comunidade CanalTechShare  ® a uma das maiores comunidades de SharePoint® do Brasil, os vídeos, tutoriais, artigos e blogs de especialistas disponibilizados sobre esta tecnologia.

Deixo meus dados para contato abaixo.

Blog (BREVE 20/02) – http://www.canaltechshare.com.br/my/bruno_velaz/blog/default.aspx 
Email Conunidade – bruno.velaz@canaltehchsare.com.br
Email Empresarial: bruno.velaz@taugor.com.br
LinkedIn: linkedin.com/in/brunovelaz
Twiiter: @brunovelaz
Facebook:  http://www.facebook.com/brunovelaz

Autor

Líder da maior Comunidade de SharePoint do Brasil CanalSharepoint.com.br Agora com o novo nome www.CanalTechShare.com.br. Diretor Executivo no Grupo empresarial Taugor Corporation, onde atua na área estratégia de tecnologia e direção de produtos. Atualmente a Taugor possui produtos em GED e Intranet com aceleradores para implantação rápida e fácil. Com grande experiência atuando como Microsoft System Manager nas áreas Portais Corporativos, BI, EPM com Engenharia de Software (PMI-RUP-CMMI at Level 3-TSP/PSP - ITIL) e CRM Dynamics na Taugor. Principal responsável no projeto a nível nacional SISCSV (Certificado de Segurança Veicular), tem trabalhado grandes clientes como Grupo LIGHT , VALE , SEBRAE e Grupo GERDAU-RS, Grupo RANDON, CPFL, SYNGENTA, SENAC e etc. Bacharel em Sistemas da Informação pela UNISINOS e Técnico em Processamento de Dados pelo La SALLE-RS. Fortemente Certificado Microsoft com MCT SharePoint, MCITP EPM 2007, MCPD, MCAD, MCTS SharePoint Dev e Infra , MCTS WSS 3.0 Dev e Infra, MCTS SQL Server . Atua na comunidade MSDN e TechNet como apresentador de WebCasts e eventos relacionados com SharePoint e EPM, como o ROADSHOW TechShare (eventos SharePoint e EPM) em 2008/2009 até o presente momento. Contatos: Bruno Velaz - CEO MCT/MCPD/MSM Diretor Executivo Especialista em Tecnologoias SharePoint, Project Server e CRM Dynamics com 15 anos de experiência na TI. Email: bruno.velaz@taugor.com.br Email: bruno.velaz@canaltechshare.com.br http://www.taugor.com.br Outras referências Veja alguns artigos falando sobre GED e SharePoint, que é o framework que usamos em nossa solução. * Revista CanalTechShare: Tecnologias SharePoint * SharePoint para manutenção da ISO9001-2008 * Blog de GED - http://www.taugor.com.br/blog * Solução GED - www.ged.taugor.com.br * Solução Intranet - www.intranet.taugor.com.br

Bruno Velaz

Comentários

9 Comments

  • Bruno,

    Parabéns pela abordagem. O foco e o investimento que a MS está fazendo no Sharepoint 2010 será um marco nesse segmento e a correta compreensão da sua aplicação é fundamental para que o mercado avance.

    Como seu post mostra que você está antenado no mundo das intranets e portais corporativos, gostaria de convidá-lo a conhecer o Instituto Intranet Portal, que presido.

    Acredito que, além do interesse comum, possam surgir oportunidades de parceria, seja com você (como líder da comunidade), seja com a empresa onde atua.

  • Ola Ricardo tudo bem?

    Primeiro lugar, obrigado pela leitura do meu artigo e também pelas ótimas indicações.

    Com certeza tenho grande interesse em conhecer o IIP, claro já fiz os contatos e estou verificando como posso estar mais ainda “antenado”.

    Também deixo aqui registrado a todos, que é complicado escrever realmente o que queria em um post! O Mais interessante era escrever um livro (risos).

    Enfim, abraços Ricardo e mais uma vez obrigado.

  • Bruno, muito o seu artigo. Você realmente colocou vários aspectos incríveis. Eu realmente não tinha ideia como avaliar, escolher e principalmente sobre estes conceitos de portais, G.C. e redes sociais.

    Enfim, quero dar os parabéns novamente sobre seu seu assunto. Já enviei um convite para sua empresa para participar de uma RFP, da nossa empresa. Acho que será muito bom termos você e claro sua empresa nesta criação do portal da nossa empresa.

    Grande abraço e continue por favor escrevendo nesta qualidade, lí seus dois artigos aqui e está SHOW!

    Roberto Silva

    • Roberto…. sem palavras.

      Nossa, realmente quero agradecer em especial seus feedbacks e obrigado por ter colocado eu a (minha empresa) nesta RFP. Espero fazermos um belo projeto.

      Abraços

  • Bruno,

    Parabéns pelo artigo!

    Realmente o Sharepoint 2010 está sensacional, não é a toa que está liderando o Quadrante Mágico, e várias razões que justificam essa liderança puderam ser vistas no Techshare que tu organizaste.

    Um abraço!

  • Grande Filipe e parceiro de negócios.

    Obrigado pelo feedback. E obrigado por ter ido no TechShare também. Vamos que esta caminhada é longa e temos muitos negócios a fazer. Pois realmente esta tecnologia é MARAVILHOSA.

    Grande abraço

  • Grande Velaz,

    Além de parabeniza-lo por mais um excelente artigo, quero ressaltar o seu empenho em compartilhar conhecimento no que se refere a Tecnologia SharePoint. Sempre como referencia para os profissionais que procuram manter um diferencial, ampliando e consolidando conhecimento e experiência. Para as corporações, oportunidade para potencializas os negócios através desta poderosa ferramenta.

    Mais uma vez parabéns,

  • Olá Brandão tudo bem?

    Vindo um elogio de um especialista SharePoint como você, fico realmente feliz!

    Agora estou focando soluções para empresas e apoiando não só profissionais mas também corporações a escolherem uma a melhor a ferramenta que pode trazer benefícios em sua implantação.

    Enfim, espero que sempre leie meus artigos e espero também anciosamente seus comentários.

    Grande abraço.. Brandão (Agora Moderador do CanalTechShare)..

    Contagem regressiva!! (rs)

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes