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m-Commerce é o futuro! Porém não é tarefa fácil

publicado por Solange Oliveira

m-commerce_ecommercegirlO desafio é abraçar a tendência de m-commerce cedo – e fazê-lo prestando atenção para a experiência do consumidor. Isto significa embarcar em uma estratégia bem pensada, em que não só leva em consideração o comportamento de compra do cliente, mas também se concentra em criar uma experiência coesa com a Web-móvel que coloca a pesquisa de sites na vanguarda .

m-Commerce é a “bola da vez” – entenda um pouco mais.

Não foi há muito tempo que as compras online atraiu os consumidores para a web. Agora, a revolução móvel promete fazer o mesmo – proporcionando uma “experiência em qualquer lugar”, que ostenta o melhor em conveniência. Vendas do comércio móvel dos EUA atingiram US $ 1,20 bilhão em 2009 e chegará a 2,42 bilhões dólares este ano, de acordo com Coda consultoria de pesquisa. Esta é uma ótima notícia para os varejistas on-line que estão preparados para atender este aumento de receitas rápidas. No entanto, outro levantamento recente da Shop.org revela que, apesar da popularidade crescente do comércio móvel ou m-commerce, 62% dos varejistas ainda não iniciaram ou estão apenas nas fases iniciais de planejamento de uma estratégia móvel.Para as empresas online preparando-se para abraçar a revolução móvel, o desafio é manter relacionamentos com os clientes existentes através de outros meios.

Dois pontos iniciais que devem ser considerados antes de embarcar em uma estratégia de m-commerce:

1) Identificar o conteúdo do site móvel e características essenciais. Preparar um negócio on-line para o mundo móvel significa rever o seu site existente para determinar quais os elementos que têm absoluta necessidade de seus clientes no ambiente móvel.

2) O entendimento de como os clientes vêem a experiência de compra móveis. Seu site de m-commerce não deve ser apenas uma versão suavizada do seu siteregular. Estudando a forma como seus compradores vão navegar para encontrar as compras por meio de um dispositivo móvel pode ajudar a determinar o que vai ser diferente entre os ambientes.Pesquisar muito é a base de um otimo m-Commerce, é preciso conhecer o seu cliente , e conto nos dedos os e-commerces Brasileiros que realmente conhecem seu cliente.

Existem várias razões que impactam nas caracteristicas de um m-commerce. Telinha dos celulare, com tamanho limitado oferece pouco espaço para a navegação de página para página ou produto para produto. O lento carregamento das páginas em redes de celular significa que as páginas têm de ser simples e leves.

“Os usuários móveis de hoje são altamente exigentes”, escreve Jakob Nielsen, um especialista em usabilidade web. Se a pesquisa no site não for rápida, certamente o cliente abandonará a “experiência de compra” concluímos assim que precisamos pensar um pouco mais na usabilidade dos sites de m-commerce. Os lojistas digitais vão “lutar” pra criar uma experiência que incentive os visitantes a usar seus celulares para a compra.

Com todas essas limitações em  mente,  aqui estão algumas dicas para garantir a funcionalidade de um m-commerce:

• Coloque a caixa de pesquisa em  destaque no site móvel. A caixa de pesquisa deve ser o que mais se destaca no site móvel ; é preciso garantir que a facilidade de encontraros produtos e fechar as compras.
• Certifique-se que as pesquisas mostrem resultados relevantes para quem esta comprando. Com menos espaço para mostrar as opções de refinamento, um site de m-commerce deve fornecer os resultados mais relevantes a partir de uma pesquisa por palavra. Percorrer as páginas de resultados ou clicar em opções de refinamento exige mais tempo para as cargas adicionais de página. resultados de pesquisa relevantes na primeira página elimina a necessidade de rolagem.

• Mantenha a luz em imagens. As imagens devem ser pequenas para não retardar o carregamento da página. A tela do celular não permite longas descrições de produtos ou  muitos links de navegação

•  Incluir o acesso fácil a comentários. Os consumidores costumam usar dispositivos móveis quando estão comprando na loja, e pode querer acessar avaliações no local. Comentários de usuários são uma ótima maneira de dar aos visitantes detalhes ao fazer uma decisão de compra.
•  Adicione uma outra caixa de busca na parte inferior da página. Desta forma, os usuários que chegarem ao fim da página de resultados e desejarem realizar outra pesquisa,  podem fazê-lo facilmente sem ter que rolar de volta ao topo.
•Configure a busca do seu m-commerce  para permitir erros ortográficos. Assim como você deve com o seu site de comércio eletrônico, evite ao máximo a  mensagem : “sem resultados” , erros de digitação são mais comuns em dispositivos móveis com teclados pequenos ou telas sensíveis ao toque.
• Inclua links com grandes espaços. Para acomodar os usuários de telefones touchscreen, as ligações devem ser fáceis de clicar e adequadamente espaçadas. Caso contrário, pode ser difícil para os usuários móveis selecionar o link correto.

Os Consumidores Móvies irão adotar rapidamente os benefícios de usar a Web para fazer compras em qualquer lugar mas é preciso dar facilidades a ele.

O m-Commerce é uma enorme oportunidade e um novo potencial fonte de receita para muitos e-commerces.O desafio é abraçar a tendência de m-commerce cedo – e fazê-lo prestando atenção para a experiência do consumidor. Isto significa embarcar em uma estratégia bem pensada, em que não só leva em consideração o comportamento de compra do cliente, mas também se concentra em criar uma experiência coesa Web-móvel que coloca a pesquisa de sites na vanguarda.

E-commerce´s  que seguirem os conselhos da e-Commerce Girl estarão bem preparados para colher os frutos da revolução que o m-commerce promete. Quer saber mais? solange.oliveira@e-visionconsulting.com.br

Autor

Solange Oliveira é especialista em e-commerce, trabalha em tecnologia há 20 anos e já dirigiu os melhores e maiores e-commerces da America Latina. É mais conhecida como E-commerce Girl tendo mais de 3.000 seguidores do twitter, escreve um blog de sucesso que foi premiado como um dos 100 melhores blogs brasileiros em Tecnologia. Trabalha em consultoria para e-commerce e é conselheira de Lojas Virtuais no Brasil e América Latina. Desenvolveu carreira incialmente em Tecnologia, tendo como formação Matemática e Processamento de Dados, com Pós Graduação em Administração de Negócios e MBA em Negócios Digitais. Solange Oliveira dá aulas na Ecommerce School http://www.ecommerceschool.com.br/ de Midia Digital e Inovação em e-commerce e suas palestras tem fila de espera de seis meses. É Fundadora da e-Vision e-Commerce Consulting, a única consultoria de e-commerce Brasileria dedicada ao pequeno e médio empreendedor.   Em 2009 lançou o e-book : De Camelô a Joalheiro todos pode e devem vender on-line! http://www.gudrum.com.br/ E já prepara para 2010 outras duas publicações ambas sobre o mercado digital. “De camelo a Joalheiro todos podem e devem vender on-line” foi traduzido para o Espanhol e Inglês e estará à venda nos USA e Europa em janeiro do próximo ano. No livro é possível ter uma visão detalhista sobre o mercado de e-commerce no Brasil, como escrever um plano de negócios da loja virtual e operar o seu comércio eletrônico no dia a dia. É dada ênfase na analise financeira dos investimentos e é possível prever inclusive o tempo de retorno com as planilhas exemplificadas no livro. e-Vision Consulting. Em 2010 , Solange Oliveira realizou o sonho de montar uma consultoria de e-commerce de padrões internacionais para pequenos e médios empreendedores; nascia assim a e-Vision e-Commerce Consulting. www.e-visionconsulting.com.br   E-commerce Girl é Brasileira, nascida em São Paulo, casada e tem um filho de sete anos.

Solange Oliveira

Comentários

2 Comments

  • Solange,
    Excelente texto.
    Abs,
    Luís Oliveira

  • Muito bom o texto.

    Você conhece alguns livros que tratam especificamente de e-commerce?

    Sucesso!

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