Tecnologia Social

Ξ 2 comentários

Vida digital, riscos reais

publicado por Gilberto Sudré

Nós nos transformamos em personagens do mundo digital muito mais rápido do que imaginávamos e nem precisamos participar de jogos virtuais.

Antigamente a preocupação quanto a privacidade estava apenas com aquele simpático e bem humorado adesivo que dizia “Sorria, você está sendo filmado”. Pois agora a situação é muito mais grave.

Se você tem uma conta de e-mail, fez alguma compra na Internet, usa serviços de mensagem instantânea ou já preencheu alguns dos muitos “cadastros” na rede então pode apostar que seus dados pessoais estão circulando por ai, e em locais que você nem imagina.

Documentos que antes eram algo real e concreto passam agora para o domínio virtual. Até mesmo a identificação de quem somos é agora uma mera representação de bits e bytes, como a assinatura digital, e-CPF, cartões e senhas.

Não podemos negar que, na maioria das situações, todo este aparato eletrônico facilitou o nosso dia-a-dia, mas, junto com estas vantagens, existe uma conta a pagar: a perda da privacidade e maior vulnerabilidade.

Além dos assaltos “ao vivo”, temos que nos preocupar com o roubo de senhas e clonagem de cartões. Nem os vírus eletrônicos são mais os mesmos. Antigamente eles somente atacavam computadores com o objetivo de apagar arquivos. Hoje podem se comportar como verdadeiros seqüestradores das nossas informações, escondendo-as sob criptografia e senhas que só são informadas mediante pagamento de resgate.

Os smartphones, pen-drives e notebooks são um capítulo a parte neste assunto. Nunca tivemos dispositivos portáteis com tanta capacidade de armazenamento. Se por um lado isto é uma vantagem, pois permite levarmos a qualquer lugar textos, planilhas e fotos, infelizmente aumenta muito o risco de vazamento de informações importantes.

Você já pensou se algum destes dispositivos for roubado? O que fazer para proteger as informações sigilosas ali armazenadas? Lembre-se, muitas vezes a informação armazenada no disco de um notebook vale muito mais do que o hardware onde ele está instalado. Por isto todo cuidado é pouco quando o assunto é privacidade.

Como seguro morreu de velho, fique de olho nas informações que você transporta ou preenche em sites da Internet. Ao contrário do jogo onde os personagens são fictícios, no mundo real as informações, assim como os riscos são reais.

Um forte abraço

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

2 Comments

  • Quais os cuidados que devem ser tomados para não correr estes riscos? Existem ferramentas ou organizações que podem gerenciar ou controlar o uso dessas informações?

    • Olá Klenio. Os cuidados principais com a sua privacidade é escolher bem onde você coloca suas informações pessoais (sites e aplicativos). Para empresas a elaboração de uma boa política de segurança e treinamento de seus colaboradores também ajuda muito a melhorar a segurança. Como qualquer assunto relacionado a segurança não existe nada 100% eficaz a questão é diminuir o risco de vazamento das informações. (GS)

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes