Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Prepare-se para viver nas nuvens – Cloud Computing

publicado por Thales Cunha

 

Este é o assunto mais comentado entre os especialistas de TI nos dias atuais: Cloud Computing ou Computação em Nuvem, um ambiente de computação onde os usuários acessam aplicações e armazenam arquivos em um servidor usando a internet.
A nuvem é a Internet.  Importantes empresas como IBM, HP, DELL, Amazon, Intel, AT&T, Microsoft e Yahoo já estão investindo na área, visando as vantagens que isto vai trazer para usuários e fornecedores de tecnologia. O Gartner divulgou um relatório dizendo que esta é uma das mais importantes tendências de TI para os próximos 3 a 5 anos.
Tudo será remoto: softwares, processamento e armazenamento. Alguém vai se responsabilizar por entregar estes serviços de TI para alguns clientes e eles não precisam saber como funciona, eles se ocuparão apenas em usar. Hoje já usamos um pouco disso: normalmente o software de email está no seu computador, mas se você acessa suas mensagens no Hotmail, Gmail, etc…, você está acessando um hardware de terceiros via internet. Todo tipo de software que você usa hoje poderá migrar para Cloud Computing. Pagaremos pelo serviço prestado, como um aluguel pelo uso de aplicações e servidores. O poder de processamento e armazenamento poderá ser aumentado ou diminuído conforme nossa necessidade. E pagaremos só aquilo que efetivamente estaremos usando. O serviço de energia elétrica que temos hoje é um exemplo de algo que se paga pelo uso.
Para que o Cloud Computing possa existir, os provedores deste serviço precisarão adotar as tecnologias de Consolidação e Virtualização de servidores. Desta forma, haverá um melhor aproveitamento dos investimentos em TI.As expansões de hardware, atualizações de software, cuidados com segurança e proteção de dados serão de responsabilidade de quem vai prestar o serviço, deixando o usuário focado só no resultado. Um exemplo é o Google que, quando faz atualizações no Gmail, não afeta o dia-a-dia de nenhum dos usuários que nem mesmo percebem o que ocorreu. O que precisaremos ter é uma boa conexão à internet e um browser. Teremos a impressão de possuir um computador potente em casa ou na empresa.
Existe, porém, um ponto a ser resolvido: as empresas de cloud computing precisarão ganhar a confiança dos usuários para que eles deixem seus arquivos e aplicações em poder delas com garantia à segurança, sigilo e disponibilidade no modelo 24×7. Afinal, dados estratégicos, sigilosos e financeiros das empresas serão disponibilizados.
É uma cultura que deverá ser aprendida.

Autor

Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

Thales Cunha

Comentários

2 Comments

  • Cloud computing is here

    This new IT delivery model can significantly reduce enterprise IT costs & complexities while improving workload optimization and service delivery. Cloud computing is massively scalable, provides a superior user experience, and is characterized by new, internet-driven economics.

    Information technology is changing rapidly, and now forms an invisible layer that increasingly touches every aspect of our lives. Power grids, traffic control, healthcare, water supplies, food and energy, along with most of the world’s financial transactions, now depend on information technology.

    WELTON A SANTOS

  • Thales, muito bom o post! Na empresa onde trabalho, este modelo já está sendo adotado e a venda de serviços trouxe benefícios ao negócio.
    Abraços
    Uilson

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes