Carreira

Ξ 1 comentário

Empregos em Angola – Parte II

publicado por Marcelo Santos
Ola  amigos,
Depois de seculos (rs) volto a compartilhar com voces as noticias e possibilidades em Angola, país que têm atraído vários colegas pelo mundo, nigerianos, portugueses, árabes e muitos, muitos brasileiros.
Bem, de início divulgo uma notícia que já mais ou menos que esperada. Em 2009, Angola se tornou o maior produtor de petroleo de todo continente africano.
É. Isto significaria dinheiro e automaticamente mais oportunidades.
Entretanto, segundo fontes sérias, digo sérias mesmo, em cargos importantes em empresas em Angola, o Governo tem atrasado muitos pagamentos, em alguns casos desde Dezembro/2009, levando muitas companhias a entrarem numa situação muito difícil. Primeira consequência: demissões.
Inicialmente isto não seria novidade em virtude da crise financeira que atingiu o mundo em naquele ano, mas depois de algum tempo as coisas começaram a andar novamente, e muitas oportunidades surgiram, mas infelizmente as empresas que contavam com seus contratos exclusivamente com o Governo Angolano sofreram, e estão sofrendo, o maior impacto: muitos conhecidos já voltaram ou estão voltando ao Brasil.
Por outro lado, recebi alguns contatos de empresas de países diversos à procura de gente qualificada para Angola.
Para todas as áreas; muita gente está sendo procurada para Telecom (OSS/BSS/Microondas) e tambem para TI & Business, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Civil, Advocacia, etc.
Notei imediatamente que os salarios oferecidos caíram consideravelmente em relação a 2008, entretanto para algumas situações ainda vale a pena quando se compara com os salários pagos no Brasil.
Hoje, um colega nigeriano me procurou querendo emprego em outro país por causa do nivel de violência no pais dele. Ou seja, como eu disse no primeiro artigo sobre Angola, “cada um sabe onde seu calo aperta”.
Mais informações sobre o país podem ser obtidas aqui no IPAD-Africa.
Ah, já ia esquecendo, não confirmei totalmente, mas parece que Angola oficializou a “Lei de Nacionalização” de empregos que diz basicamente que 70% dos empregados das empresas tem que ser angolanos.
Por isso, várias empresas se especializaram em garimpar angolanos por todo o mundo.
A GlobalCareer é um exemplo de empresas que promovem eventos pelo mundo todo. Já fizeram eventos em Portugal, Africa do Sul e no Rio de Janeiro. Este ano houve um evento em São Paulo entre 24 e 26 de Setembro. As informações podem ser obtidas aqui. Agradecimentos à amiga Ruxandra Popescu.
Então amigos, como disse também no outro texto, em Angola, apenas algumas pessoas têm ou podem ter a pretensão de dizer “Angola agora está assim” ou “Angola agora está mal”: pouquíssimias pessoas têm esse nível de informação. Duas dessas pessoas são o Excelentíssimo Sr. Z e o não menos conhecido Dr M, (nomes preservados e caldo de galinha não fazem mal a ninguém) que mereceu até um comentário no programa Caldeirão do Huck pelo Luciano, que na minha visão, não sei o que está esperando para inserir seu espírito empreendedor por lá. Inclusive, se alguem conhecê-lo, avisa que tenho um projeto que ele não vai resistir em investir por lá, ok?.
Aqui, só por curiosidade, uma lista não-oficial dos maiores afortunados d´Angola.
Na minha concepção de negócios, há um enorrrrrrrrrrme filão que pode ser aproveitado neste momento do país.
Utilizar a tecnologia para trazer mais resultados para as empresas, utilizando as metodologias como ITIL e/ou PMI para manter as companhias com o seu negócio em alta.
Na foto abaixo, procurei demonstrar isto numa palestra na Faculdade Visconde de Cayru, demonstrando aos alunos de vários cursos, como Administração e Economia, como utilizar a filosofia de Softwa Livre para beneficiar sua companhia e consequentmente obter destaque.

Marcelo Santos_Palestra Software Livre & Gestão

Os convites para Event Speaker podem ser enviados para negocios@marceleza.com. As palestras podem ser sobre Tecnologia da Informação (Técnicas e de Gestão), Negócios, Perspectivas Internacional, entre outros temas a serem consultados.
Por enquanto é isso. Fé renovada ainda em busca de recolocação mesmo  que lá na Ilha de Mussulo.

Essa semana, mais de 100 novas vagas pelo mundo no BLOG INTERNATIONAL JOBS (http://blog.marceleza.com).

Visitem periodicamente.

Um abraço e até a próxima.

Autor

Profissional de Tecologia da Informação com mais de mais de 15 anos de experiência, Marcelo Santos tem na escrita um dos seus "hobbys". Atualmente tem atuado com Projetos e Consultorias. contato@marceleza.com Skype: m4rc3l3z4

Marcelo Santos

Comentários

1 Comment

  • Óptimo artigo colega! Estava a pensar procurar trabalho em Angola, achas que o mercado de trabalho está melhor?

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes